Politica é marketing, não?

Esse post do FYI é tão bom que merece o copy&paste:

Outro dia, perdido no sono de uma classe um tanto repetitiva, comecei a contar a nacionalidade dos alunos. São 3 chineses, 3 do oriente médio, 1 maláisio, 1 russo (o falante da classe), 1 irlandês, 1 francesa, uma que eu não identifiquei mas parece ser latina, um brasileiro (eu), e 10 americanos.

Chegou uma hora em que o professor (indiano) perguntou exemplos de produtos marcantes de cada país, meio que procurando de uma maneira politicamente correta mostrar como cada um é especial de uma maneira diferente. Um falou sobre os vinhos franceses, outro sobre os relógios suíços, café colombiano, quando de repente o russo gritou “comunismo chinês”.

O professor, meio chocado, disse “Não, o comunismo chinês é uma circunstância política, não um produto”.

O russo, visivelmente irritado, retrucou “Eu discordo. Qualquer povo que aceita viver num regime ridículo como o comunismo o faz por opção. Eu digo isso porque eu sei como o meu povo fez essa mesma escolha, e sei que quando se cansaram, a coisa toda desmoronou. Os chineses continuam aceitando o produto vendido pelo governo, apesar desses recentes ‘upgrades’. Se isso não te diz algo sobre um povo, não sei o que dirá.”

Abaixei minha mão rapidinho. Depois dessa, Roberto Jefferson virou brincadeira de criança…

Bravo!

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