Hardware ruim?

Sabe, eu tenho que aprender a evitar o BR-Linux. Não por causa das notícias ali publicadas, que são muito boas, mas sim por causa dos eventuais comentários que aparecem toda vez que se fala no projeto Um Laptop Para Cada Criança. Ok, o projeto é polêmico, de fato devemos nos questionar se o uso desses laptops de 100 dólares realmente servem para substituir livros e para promover a inclusão digital (eu acredito que sim), mas há sempre alguém com má vontade em relação à especificação do computador. Para quem não sabe o protótipo inicial dele tinha a seguinte configuração:

* Processor AMD Geode GX500@1.0W operando a 366MHz
* Memória de 128MB DRAM
* Armazenamento não volátil de 512MB (provavelmente 1GB)

Olhando assim realmente parece pouco, mas espere aí, qual é a configuração ideal (segundo a Microsoft) para rodar o Windows XP Professional? Pois é:

* PC com 300 megahertz
* 128 megabytes (MB) de RAM
* 1.5 gigabytes (GB) de espaço em disco

Oras, mas as especificações das duas máquinas estão muito próximas! Como é que então esse laptop é uma caqueira tecnológica? De fato hoje há máquinas muito mais poderosas, mas tem que se ver que o fato de ter máquinas poderosas não transformam máquinas com configurações mais modestas em refugos. Se elas servem para rodar um sistema operacional pesado como o Windows XP porque elas não dariam para, com Linux, rodar vários sistemas educacionais, além de acessar a Internet?

Deu para entender porque alguns comentários me irritam?

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário