I want my MTV

Terra: MTV tira videoclipes da programação em 2007

A MTV Brasil tomou atitudes que podem surpreender alguns fãs da marca. Por decisão da cúpula da empresa, em 2007 o canal jovem não exibirá mais videoclipes.

De acordo com Zico Góes, diretor de programação, os videoclipes “não colaboram para o avanço televisivo e apostar neste formato é receita para a queda de audiência”.

Na apresentação da nova programação, realizada na tarde desta terça-feira em São Paulo, uma das medidas mais extremistas mostradas foi cancelar programas como o Disk MTV e o Chapa Coco, que fizeram um relativo sucesso em 2005 e 2006. “Hoje o vídeo está ligado ao mundo digital”, explica Góes. “O espaço está morrendo, o jovem não busca a televisão para assistir videoclipes”.

Um dos grandes méritos da MTV, pelo menos no Brasil, foi de que ele fez as rádios abrirem mais espaço para o rock. O Nirvana é um exemplo perfeito do poder da emissora, ou alguém acha que alguma rádio brasileira ia ficar tocando Smell Like Teen Spirit se não fosse o vídeo do Al Yankovic? Ok, confesso que forcei com essa do Al, mas enfim o caso é que a MTV arrejou os ares do dial, que estavam terríveis nos anos 90.

E agora o que temos? Temos YouTube, Google Video, Metacafe, MySpace, temos vários canais para distribuir informação, certo? Hmmmm…. é, dá para dizer que sim, só que temos dois problemas aí: um, não dá mais para medir audiência. O YouTube pode ter os seus “vídeos mais assistidos”, mas não escuto Ok Go tocando adoidado por aí, mesmo com os 2 milhões de visualizações que o seu clipe possa ter. Simplesmente as rádios ignoram o que é mais escutado, não se adaptando à audiência. A MTV podia ter seus defeitos mas foi com a pressão dos fãs que bandas como Pato Fu, por exemplo, ganhavam espaço ali (era incrível ver neguinho ficando horas no telefone discando sem parar para a emissora só para ver a banda no Top 20 – não, não foi o meu caso, por mais que eu gostasse da banda), o que se refletia na programação das rádios.

O segundo problema é que não é todo mundo que tem acesso aos vídeos de música. Mesmo com banda larga na minha casa eu já apanhava, já que a Brasil Telecom oferecia um serviço que além de caro era podre (o plano era de 300 kbps, mas se eu pegasse uma conexão que transmitisse a 200 kbps eu já estrava no lucro), imagina agora se há condições de eu assistir um vídeo que seja usando conexão dial-up. Só em sonho… E assim como eu estou “midiacamente ilhado” há uma quantidade enorme de pessoas que estão nas mesma condições. Ok, certo, se a gente for parar para pensar isso não é de todo ruim, pois tem gente que nem comida para por na barriga tem, vamos ficar reclamando de acesso?

Mas enfim, com essa mudança na programação da MTV as rádios perdem uma referência do que a galera anda ouvindo. Por mais defeitos que a MTV tivesse ela tinha a vantagem de ser um ponto de referência dentro da cultura pop do país. Foi graças a ela que, por exemplo, Pitty se revelou, assim como Detonautas e Charlie Brow Júnior e…

PERAÍ???? DO QUE EU TÊ RECLAMANDO?

Já vai tarde programação musical da MTV! XÊ!

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