Remixando cultura

Fiquei sabendo dessa pela GoldenList, que é mantida pelo C@T, do jornal O Globo: o Archive.org está disponibilizando para download filmes que tiveram seu direito autoral expirado, ou seja, que caíram no domínio público. Atualmente estão disponíveis apenas 488 filmes. Sim, isso mesmo: 488 filmes. Óbvio que tem porcaria ali (inclusive a porcaria mor, o clássico dos clássicos do cinema trash, que é o Plan 9 From Outer Space, o que por si só já justifica o download), mas o fato é que tem muita coisa boa lá. É acessar e conferir.

Mas o que mais me chama não é o fato das obras estarem disponíveis gratuitamente, mas sim estarem sob domínio público. Isso é realmente muito mas muito importante, pois “uma vez colocados em domínio público, a Obra poderá ser livremente reproduzida, distribuida, transmitida, utilizada, modificada, utilizada para criação de outras obras, ou de qualquer forma explorada por qualquer pessoa para qualquer finalidade, comerciais ou não-comerciais e de qualquer maneira, incluindo métodos que ainda não tenham sido inventados ou concebidos”. Sim, quem quiser criar um filme com trechos de outros filmes pode fazer isso, assim como usar imagens em camisetas, registros sonoros em músicas e por aí vai. Agora leve em consideração que, por exemplo, tem uma coletânea com 4 filmes do Chaplin no meio desses filmes todos. Já parou para imaginar o que uma pessoa criativa e um computador com bastante espaço em disco para editar vídeos pode fazer com esse material?

Sim, claro que pode sair uma pérola trash do mesmo quilate do filme do Batiman, mas enfim, esse é o preço que se paga pela liberdade 😉

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário