Free Speech

Conversinha via ICQ:

Jonas Galvez (01:31) :
essa moça:
http://troutgirl.com/

autora do PHP Bible:
http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/0764549553/

e responsável por grande parte da migração do Friendster pra PHP, foi despedida:
http://troutgirl.com/blog/index.php?/archives/46_Shitcanned.html

por blogar (sendo que ela não fez nenhum post ofensivo nem disse nada de confidencial sobre a empresa). daí o Jeremy Zawodny tá protestando:

http://jeremy.zawodny.com/blog/archives/002498.html

e saiu do Friendster. e colocou no form de cancelamento de conta o motivo:

firing employees for blogging

e muita gente já fez o mesmo.

306-563-363 (01:32) :
ela blogou no horário de trabalho ou fora?

Jonas Galvez (01:33) :
não, não foi por isso. o motivo foi por ela *ter* um blog.

😯

Não sei quanto à você, mas na minha opinião as empresas tem todo o direito de não quererem que funcionários fiquem atualizando seus blogs particulares no horário de trabalho ou que falem sobre assuntos relativos à empresa, mas não podem interferir no que uma pessoa faz nos seus horários de folga, principalmente se tais atos não forem atos ilegais.

Assim sendo, estou cancelando minha conta no Friendster agora. Bruta sacanagem essa história!

Antes que eu esqueça

Ok, o assunto não é dos mais agradáveis, mas é o seguinte: quando eu morrer quero ser cremado. E quero que os meus amigos se reunam para falar besteira e rir de todas as mancadas que eu fiz na minha vida. Não quero saber de choro nem de vela.

Tenho dito!

Fair play

Mais uma vez o assunto Vanderlei Cordeiro de Lima: é interessante ver como em listas de discussão e em comentários à viva voz que escutei colocam a medalha Pierre de Coubertin como sendo um \”prêmio consolação\”. Deixe-me ver, segundo o que consta no WikiPedia essa medalha é uma medalha especial dada pelo Comitê Olímpico Internacional para aqueles atletas que durante a prova demonstraram o espírito olímpico de que, mais importante que vencer, é competir. Essa medalha é considerada por muitos como sendo o maior prêmio que um atleta olímpico pode receber, tendo um valor muito maior que a medalha de ouro. O Comitê Olímpico Internacional inclusive considera essa medalha como sendo a sua mais preciosa honraria. Só para constar um dos poucos premiados com essa medalha foi Emil Zátopek, simplesmente um dos maiores corredores de todos os tempos. Não quero dizer nada, mas o Vanderlei com a atitude dele foi simplesmente colocado pelo COI no mesmo patamar que uma das estrelas máximas do esporte que ele pratica.

Prêmio de consolação?

Update: para saber mais sobre a medalha Pierre de Coubertin vale a pena ler este artigo. Vai lá: é curtinho e legal.

Herói

\"\" Não acompanhei as Olimpíadas. Não que eu não goste delas, pelo contrário, acho muito bonito de ver a ginástica e o atletismo, fico realmente admirado com o que as pessoas são capazes de fazer, mas me irrita ver o quadro de medalhas por paises, a competição a qualquer custo, a dramatização que se faz em cima de tudo. E onde fica o \”O importante não é vencer, é competir\”, do Barão Pierre de Coubertin? Sim, eu sei que é ingenuidade crer que alguém realmente leva a sério tal lema, mas não posso deixar de me irritar quando se vê que a mídia não valoriza tal lema, com seu enfoque \”Vencer! Vencer! Vencer!\”.

É por isso que eu vejo o que aconteceu com o Vanderlei de Lima e me emociono. Pombas, o cara estava em primeiro e mesmo chegando em terceiro, depois de um maluco atrapalhar ele, comemorou \”voando\” na pista e mandando beijos pra galera. Ele poderia ter ficado se lamentando por ter perdido o primeiro lugar, mas não: ele comemorou. O quê? Foi o melhor resultado de toda a vida dele até o momento? Não importa, oras! Num país em que temos a cultura que o segundo colocado é o primeiro dos perdedores o fato dele receber o bronze com alegria é de realmente tirar o chapéu.

\"\"

E quanto ao irlandês maluco? Bem, não convidando ele para o próximo Fórum Mundial Social para mim já está bom. Não duvido que algum outro maluco veja nele um herói também… E o barbudo sósia do Hemingway que ajudou o Vanderlei tinha que receber uma carta de agredecimento do governo brasileiro pela força dada, oras pois.

Update: estava jantando quando comecei a rir sozinho. É que do nada lembrei dessa música do Ultraje a Rigor. Ok, sei que é sacanear o Vanderlei associar a letra com ele, mas não tive como não rir.

Toogle

\"\"

Toogle, dica tirada do blog do Marco Gomes. No caso o que faz esse brinquedo? Ele pega a expressão dada e procura por ela na ferramenta de busca de imagens do Google. A primeira imagem encontrada é então convertida para texto, usando a própria expressão que foi fornecida. Eu consegui achar minha foto procurando por Charles Pilger Gordurama. Massa, não?

Sábado agitado

Pois é, amanhã ( dia 28 ) tem Not So Easy, Planondas e Forgotten Boys no Casarão Rock Bar. O ingresso vai custar R$ 10,00. E confesso que apesar de achar o Edu da Space Rave um idiota de marca maior gosto da Planondas e que na real vou nessa festa por ela e pela Not So Easy, já que eu acho a Forgotten Boys uma bela de uma porcaria.

\"\"

Mas o detalhe interessante mesmo é que amanhã vai ter no Auditório da Antiga Sede da Unisinos, às 20h, o show Guitarras pela Paz. Vão tocar a Orquestra de Guitarras do Conservatório Souza Lima (de São Paulo), Marcos de Ros (de Caxias do Sul), Ciro Visconti (de São Paulo), Davi Plangers (de Novo Hamburgo) e Fred Bessa (de São Leopoldo). Vou conferir, esperando que não seja nenhuma xaropada progressiva… De qualquer maneira a entrada é franca: pior das hipóteses me levanto no meio da coisa e vou embora.

\"\"

Finalmente!!!

Folha de São Paulo: Acompanhe notícias da Folha Online no formato RSS

Ficou ainda mais fácil acompanhar as notícias da Folha Online. O noticiário em tempo real da Folha agora está disponível no formato RSS (Really Simple Syndication).

O formato, criado em 1997, usa a tecnologia XML (Extensible Markup Language) para a publicação automática de conteúdo e links de um site em outros. Também permite o uso de programas conhecidos como leitores RSS ou agregadores, que reúnem o conteúdo de diversos sites em uma só interface.

Os arquivos RSS –também chamados de feeds– trazem o título e o primeiro parágrafo das notícias, além de um link \”Leia mais\”, que remete para o site da Folha Online e permite ler o texto completo.

Lista de feeds

Existem feeds para as principais seções de notícias da Folha Online:

\"XML\" Brasil
\"XML\" Ciência
\"XML\" Cotidiano
\"XML\" Dinheiro
\"XML\" Em cima da hora
\"XML\" Esporte
\"XML\" Ilustrada
\"XML\" Informática
\"XML\" Mundo

Em breve, outras áreas do site ganharão feeds RSS.

Agregadores

Quem quiser acompanhar simultaneamente o noticiário de vários sites pode usar um software agregador. Esse tipo de programa busca os feeds dos sites escolhidos pelo usuário e pode apresentá-los em um formato parecido com o dos programas de e-mail. Isso permite acompanhar as novidades de um grande número de sites sem precisar visitá-los um a um.

Existem agregadores que rodam diretamente no computador do usuário, e outros que funcionam pelo navegador, de maneira semelhante aos serviços de webmail. Confira algumas opções:

FeedDemon – Para Windows. Possui versão de demonstração válida por 30 dias.

FeedReader – Leitor gratuito e de código aberto para Windows.

Bloglines – Leitor RSS que pode ser acessado de qualquer lugar pela web. Permite organizar os links e compartilhar as listas de feeds com outras pessoas. Gratuito.

My Yahoo! – A página personalizável do Yahoo! possui um módulo para exibição de feeds. O serviço ainda é experimental e exige cadastro no portal.

NetNewsWire – É um dos agregadores mais populares para o Mac OS X. Além da versão completa, que exige pagamento depois de 30 dias de uso, possui uma versão gratuita, sem alguns dos recursos da paga.

RSS Reader – Gratuito, o software permite organizar feeds por categorias, marcar notícias importantes para leitura posterior, filtrar conteúdo e definir diferentes estilos de exibição.

Os sites que possuem feeds em geral são identificados por um botão \”XML\” laranja. Também é possível encontrar feeds em diretórios como o Syndic8.com ou o brasileiro Projeto RSSficado.

Termos de uso

O acesso aos arquivos RSS da Folha Online é livre e gratuito para uso pessoal. Sempre que o conteúdo desses arquivos for republicado em outros sites, é preciso citar a Folha Online como fonte da informação.

Não, vocês não imaginam o quanto eu estou feliz com essa notícia. É uma vitória: o maior veículo de Internet do Brasil aderiu ao RSS. Isso é maravilhoso, simplesmente maravilhoso!

É com todo o prazer do mundo que vou apagar o parse do UOL do Projeto RSSficado! Finalmente ele não é mais necessário! 😀

Anotação mental

Comer frutas, não barras de cereais. Comi uma barra e logo fiquei com vontade de comer outra. Comi outra e deu mais vontade ainda de continuar comendo. Coisa doentia, parece Bis!