Executar ou exibir?

Eis que hoje consegui resolver um detalhe de uso do Ubuntu que a tempos tem me enchido o saco, que é o seguinte: quando se usa algum script que chama algum aplicativo (caso do DB Designer Fork), ao se dar um duplo clique aparece uma mensagem “Você quer executar * ou exibir seu conteúdo?”.

aviso

Fico me perguntando quem abre o arquivo para visualizar ele com a mesma freqüência com que o executa mas enfim… O caso é que para parar com essa encheção de saco é simples: basta ir, no painel do Gnome, em Locais e abrir um navegador de arquivos. Ir então em Editar > Preferências e ir na aba Comportamento. Uma vez ali é marcar na opção “Executar arquivos textos executáveis quando forem aberto”.

janela

Feito isto é clicar em Fechar e pronto! A partir daí, quando se der um duplo clique no script, ele abre direto, como deveria ser desde o início dos tempos. 😀

CakePHP no Ubuntu

Bem, no meu trabalho atualmente estou usando o CakePHP para desenvolver páginas. E hoje, depois de ter feito o upgrade na minha máquina para o Ubuntu 9.10, fui testar um site que estou fazendo e ele veio inteiro, porém sem um CSS ou JS. Nesses casos, dava um erro 404 ao acessar os arquivos.

“Bem, deve ser erro no mod_rewrite…”, pensei. Fui olhar e estava ok, funcionando. Então o que podia ser? Daí fuça daqui, fuça dali, acabei descobrindo o que houve: parece que na atualização o arquivo /etc/apache2/sites-available/default foi mudado e todas as diretivas AllowOverride estavam setadas como None. Então, setei o AllowOverride para All em <Directory /> e <Directory /var/www>, salvei o arquivo e reinicializei o Apache. Resultado? Funcionou! :-) O chato é que levei uma tarde inteira para achar essa informação sobre o AllowOverride… :-(

Assim sendo, fica a dica caso você esteja enfrentando os mesmos problemas. 😉