Vizinhança

Tirei a noite para dar uma olhada em outros weblogs. Encontrei algumas coisas muito legais, outras absurdas. Entre as legais está um artigo que saiu no começo do mês no jornal O Povo sobre weblogs. Uma dica muito legal que tem alí é o Controle Remoto, que já está indo prá minha barra lateral, junto com o Arredores. Aliás, repare que o meu weblog está na lista Outros Weblogs. Pois é… quem sabe um dia eu chego no Top 10 hehehe. Das coisas absurdas, tem a musiquinha do Sou Bastante Besta. Prova definitiva de que tem gente com muito tempo sobrando. Simplesmente hilário, e extremamente idiota.

Outra coisinha que fiz hoje de noite foi criar uma página com dados biográficos para aqueles que não me conhecem. Aproveitei e botei umas besterias que com o tempo vão ser incrementadas, do tipo coisas que eu gosto e que eu odeio, textos (vou ter que catar e formatar os espalhados por aí), scripts, e por aí vai.

Mas enfim, é isso. Já são quase 6 da matina e ainda tenho que dormir algumas horas, já que a saída pra Garopaba está planejada para antes do meio dia. Ou seja: umas 3 horas de sono agora e o resto durante o caminho. Até mais!

Tô me guardando pro Carnaval chegar

Não tenho feito muita coisa nos últimos dias. Basicamente ando lendo e dormindo, e nada mais. Dizem que férias é época para sair, viajar, conhecer lugares novos, mas prá mim é sobretudo para descançar. Viajar? Sim, é legal, mas a função de fazer mala, programar a viagem, só isso já me cansa. Sim, sou caseiro, extremamente caseiro, e gosto de ficar em casa de bobeira.

Outra coisa que eu não gosto muito é de carnaval. Digamos que o problema é a trilha sonora da festa. Não gosto de batuque, de sambão, dessas coisas. Escola de samba, então? Arghh! Não entendo como tem gente que pode achar o máximo uma coisa tão ridícula. Um grupo de gente pulando horas e horas animadas por uma única música. Se é verdade que o desfile de carnaval é uma ópera, então só lamento a falta que faz Verdi pro país, visto que esse povo ainda não aprendeu o que é ópera (não que eu saiba é verdade, mas o pouco que eu ví já dá prá perceber que a ópera é mil vezes mais rica em termos musicais).

E é baseado no fato de não gostar muito de viajar e odiar carnaval que vou fazer algo que parece contraditório esse fim de semana: vou até Garopaba passar o carnaval. Eu, minha namorada , a irmã dela e uma amiga. Gostei de Garopaba, tem uma cara legal, e a companhia é boa e com certeza vai dispensar axés e coisas do gênero. Tinha a opção de ficar em Taquara, mas dá para ficar aqui, já que seriam 4 dias sem ter qualquer opção de lazer. E pensar que a cidade já teve uma vida cultural agitada…

E falando em cultura, esse foi um dos vários temas abordados na Panelada, o encontro dos participantes da lista Panela. Ok, dizer que foi um encontro é meio forçado, pois apenas 4 pessoas compareceram no Bologna terça-feira de noite. Mas mesmo com o baixo comparecimento foi um momento muito agradável.

E para encerrar, já que acho que só vou atualizar essa página na próxima quarta-feira, quando voltar da praia (vai que o cibercafé esteja fechado), eis a troca de emails que tive com a Rede Globo, ao solicitar uma informação em sua página. Há uma leve edição para poupar espaço na página, mas o “diálogo” foi exatamente este que esta aí embaixo. Surrealista:

From: outros@globo.com
To: charles@pilger.net
Subject: RES: RES: RES: Notícias
Date: Thu, 22 Feb 2001 06:57:11 -0300

> > > > > De: charles@pilger.net [SMTP:charles@pilger.net]
> > > > > Enviada em: domingo, 18 de fevereiro de 2001 15:42
> > > > > Assunto: Notícias
> > > > >
> > > > > Olá
> > > > > Esses dias minha irmã, que é arquiteta, viu uma
> > > > > notícia no Jornal Nacional sobre um aparelho que
> > > > > aproveitava a energia das geladeiras para aquecer
> > > > > água. Vocês poderiam nos mandar maiores
> > > > > informações sobre tal produto?
> > > > > Grato pela atenção
> > > >
> > > > Prezado Charles,
> > > >
> > > > Informamos, no que diz respeito ao tópico televisão,
> > > > grande parte da programação da Rede Globo,
> > > > encontra-se hospedada no site da emissora, cujo link
> > > > esta na página principal do portal, dentro de
> > > > CONEXÕES GLOBO (Televisão); o usuário tem ainda a
> > > > opção de encaminhar um e-mail diretamente para o
> > > > programa de sua escolha, através do link E-MAILS, na
> > > > parte superior da página da  emissora – Rede Globo.
> > >
> > > Senhores
> > >
> > > antes de mandar a mensagem para vocês eu já havia
> > > procurado no serviço de busca de vocês a palavra
> > > geladeira sem sucesso… Vocês queriam que eu navegasse
> > > o site inteiro de vocês se o serviço de busca não retornava
> > > nada?
> > >
> > > Por favor, dá uma olhada aí com o pessoal da redação do
> > > Jornal Nacional que eles devem ter um arquivo…
> >
> > Prezado Charles,
> >
> > Informamos, no que diz respeito ao tópico televisão, grande
> > parte da programação da Rede Globo, encontra-se
> > hospedada no site da emissora, cujo link esta na página
> > principal do portal, dentro de CONEXÕES GLOBO
> > (Televisão); o usuário tem ainda a opção de encaminhar
> > um e-mail  diretamente para o programa de sua escolha,
> > através do link E-MAILS, na parte superior da página da
> > emissora – Rede Globo.
>
> E depois dizem que o governo é burocrático…
>
> Ok. Obrigado pela ajuda
>
> []’s
>
> Charles (já indo pro outro guichê)

Prezado Charles,

É muito importante a sua participação, agradecemos o seu comentário para aprimorarmos cada vez mais os nossos serviços.
Estaremos encaminhando a sua sugestão para o setor responsável.

Atenciosamente,
A Equipe GLOBO.com
0800 21 49 49
Atendimento 24 horas

É incrível como uma organização como a Globo parece meio que perdida na mídia Internet. Eles possuem uma visão totalmente departamentalizada, onde a gente tem que descobrir com quem falar. Oras, se eu quero falar com a Globo eu quero falar com a Globo, não com o setor tal e tal… E repare na mensagem final: típica mensagem do tipo “vamos acabar com o assunto”. E o chato é saber que se eu deixar de visitar o site deles sou apenas um em milhões de internautas, assim sendo, para que dar atenção? Ah, outra coisa: não existe um email específico para o Jornal Nacional. Se existe, ele está muito bem escondido.

Cadê a Trinity?

Deu na Interface: o novo nome do Fim de Século é NEO – New Eletronic Organization. Sinceridade? Não gostei do nome. Pretensioso. Mas como eu não fui lá durante os meses de janeiro e fevereiro não posso falar nada… Mas espero que só tenha mudado o nome, e que a segunda pista, a do sub-sub-solo, continue com o som excelente de sempre.

E a direita que tanto mete pau no orçamento participativo em Porto Alegre… Mas o fato é que o negócio bem ou mal funciona, tanto que vereadores de Genebra, que vieram participar do Fórum Social Mundial, estão pensando em adotá-lo.

Ah, claro! Segundos os leitores da revista ShowBizz, a melhor música do ano 2000 foi “Vinte e poucos anos”… Dá-lhe Fábio Júnior!!!

E uma dica para as garotas, direto do canal #SuperTechno, na Vant (que era na ViaRS, antes daquele servidor desgringolar de vez).

FINALMENTE !!!!

Até que enfim! Finalmente o redirecionador www.charles.pilger.net voltou a funcionar! Estava me segurando desde sábado para não mandar um email reclamando para a NamePlanet. Afinal, é aquilo: serviço gratuito nem dá para chiar muito. É por isso que espero para ver quando é que eles vão dar a opção de pagar pelo serviço, de forma que eu possa cobrar qualidade.

E a outra boa notícia do dia é que ganhei do site Radar Magazine o último CD do Yo La Tengo. Já é o segundo CD que eu ganho numa promoção online. O primeiro foi um do Letfield, do Bits Da Madrugada.

Por um Estados Unidos capitalista

A idéia me ocorreu hoje de noite, ao conversar via ICQ com o meu amigo Rogério Rauber: porque não fazer uma campanha defendendo a transformação dos Estados Unidos da América num país capitalista. Sim, ou você acha que eles são capitalistas? Pense bem: por definição, no capitalismo, o Estado não intervem na economia, certo? Quer país que mais se mete na economia dos outros que os Estados Unidos? Quer país que mais adota práticas protecionistas? Pois é… Assim sendo, vou amadurecer a idéia e depois, quem sabe, lanço a campanha Por um Estados Unidos capitalista. Taí uma que o Olavo de Carvalho vai adorar. Afinal, se prá ele o FHC é comunista…

Flechas contra o tempo

Eletista, de extrema direita, eis algumas definições que eu já ouvi sobre Janer Cristaldo, jornalista gaúcho que há alguns anos “sofre São Paulo”, como ele mesmo diz. Eu, que gosto de acompanhar semanalmente sua coluna no Baguete Diário, vejo ele como um daqueles velhos humanistas, que não querem saber se o governo (ou desgoverno, no caso) é de direita ou de esquerda, mas sim se o homem, e a sua liberdade de pensar e opinar, estão sendo atingidos. E eis que o homem acaba de lançar uma coletânea, chamada Flechas contra o vento com as suas crônicas, no formato eBook. Vai aí uma palhinha do que tem por lá:

Em julho de 1979, quando presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista, o líder petista Luís Inácio Lula da Silva deu uma entrevista à Playboy, na qual citou Hitler e Khomeiny como duas figuras políticas pelas quais nutria admiração. O então sindicalista elogiou a “disposição, força e dedicação” de Hitler e afirmou: “O Hitler, mesmo errado, tinha aquilo que eu admiro num homem, o fogo de se propor a fazer alguma coisa e tentar fazer”. Durante três eleições presidenciais, foi o candidato mais votado das oposições, sem que nenhum líder – europeu ou cá de baixo – se preocupasse com esta sincera admiração.

Lula, que se saiba, jamais nutriu maiores afetos por tiranos menores, como Pinochet, Galtieri ou Stroessner. Mas gostava também do aiatolá iraniano, “Eu não conheço muita coisa sobre o Irã, mas a força que o Khomeini mostrou, a determinação de acabar com aquele regime do xá foi um negócio sério”.

——————-

Se João Paulo acredita em Deus, não deve ser no mesmo que nos mostra a Bíblia. Jeová regulamenta a escravidão e ordena massacres, guerras de extermínio, sacrifícios cruentos de crianças. Nestes dias em que, num estupro à semântica, até Pinochet é acusado de genocídio, o deus judaico-cristão é o primeiro responsável na história por uma matança das boas. Diante da ira divina, os bombardeios de Clinton à Iugoslávia são obra de aprendiz de genocida. Irritado com a humanidade pecadora, Jeová inunda a terra toda e mata todo ser vivo, salvando apenas Noé, sua família e um casal de cada espécie viva. Pelos pecados humanos, pagaram até as bestas. Quem mata um é assassino, quem mata milhões é conquistador, quem mata todos é Deus – costumava dizer Jean Rostand.

——————-

No entanto, não é raro que uma adolescente, filha de árabes, vivendo em Paris, estudando em Paris com suas amiguinhas francesas, tenha de abandonar a escola para casar com um primo a quem fora vendida ao nascer. Ou que, por ordem dos pais, esta menina insista em freqüentar uma escola laica com um véu cobrindo o rosto. Ou, como também acontece, surge aquele dia entre os dias em que uma sage femme chega em um vôo da Argélia, munida de uma navalha ou cacos de vidro, para executar o trabalho infame que os médicos franceses não aceitam executar. No país em que as mulheres alcançaram um invejável grau de independência pessoal e profissional, uma menina, pelo fato de pertencer a uma cultura muçulmana, é tratada como mercadoria e sexualmente mutilada… só porque uma tradição de brutos do deserto assim o quer.

———————-

Quando ouço falar em cultura indígena, puxo do coldre a História. Se me debruço sobre a Rússia, por exemplo, lá vou beber em fontes como Dostoievski, Kuprin, Scriabin, Eisenstein. Se me viro para a Suécia, lá estão Liné, Lagerlöf, Lagerkvist, Boye, Bellmann, Bergman, Taube. Se rumo à Finlândia, encontro Sibelius, Alvar Aalto, o Kalevala, a Nokia, etc. Se volto pela Alemanha, lá estão Goethe, Schliemann, Nietzsche, Einstein. Viro rumo à “nazista” Áustria, lá me esperam Mozart, Freud, Klimt, Koestler. Na França, tenho desde Rabellais a Balzac, Rodin ou Bizet, Concorde ou camembert. A Espanha deu ao mundo Cervantes, Cela, Goya, Gaudi, Dali, Picasso, flamenco, cante hondo.

Da Itália, nem se fala: Dante, Da Vinci, Rafael, Verdi, Vivaldi, Papini, Puccini, Fellini, spaghetti, Sofia Loren. O festival é tamanho que lá se origina a chamada síndrome de Stendhal, a crise que acomete todo viajante sensível perturbado com as manifestações da arte. Da Grécia, posso trazer um farto legado, que vem de Sócrates e Platão a Kazantzakis, passando por Theodorakis ou Costa Gavras. Mesmo o modesto Portugal, me oferece desde Eça e Pessoa, fados e caravelas, Porto e ginja. Isso sem contar as Notre Dames da vida, os Schonbruns, Versailles, Neuschwansteins e Hermitages. Já nem falo das cidades em si, festas que deslumbram o viajante, nem das arquiteturas, universidades, bibliotecas, museus, tecnologias, transportes, vinhos e queijos, cozinhas.

São estas conquistas humanas que me fascinam, e nisto não estou sendo nada original. Volto-me então para o universo indígena brasileiro. Onde encontrar algo que possa deslumbrar alguém, servir como emulação ou exemplo para gerações futuras?

——————-

Como se pode ver, o homem merece realmente uma lida, nem que seja para se discordar dele.

Mas falando de weblogs… Nimpha, da lista Breinstormi. Uma pérola, assim como a sua antiga weblog, a Du Hast.

E nada do www.charles.pilger.net voltar… 😛 Já passamos de friday e nada…

Se sexo é o que importa, só o rock é sobre amor

Matéria muito interessante no Notícia e Opinião sobre o empresário Oscar Maroni Filho. Ex-psicólogo, virou um dos pornógrafos mais bem sucedidos do país e defensor da liberdade de expressão e o direito da humanidade de “fantasiar, delirar e ser dono da própria sexualidade”. Ok, pode ser outro vivaldino como o Larry Flint (da qual ele é fã, por sinal) que usa esse discurso para ganhar dinheiro, mas mesmo assim não consigo deixar de simpatizar com o cara. Assim como não consigo deixar de simpatizar com o ex-padre Roque Rauber, dono da casa noturna Sofazão.

E a versão em português sai quando?

O autor de um dos melhores artigos que eu já lí sobre software livre, Glyn Moody, acaba de lançar um livro sobre o movimento, mostrando a história e os motivos que levam pessoas a abdicar de uma boa fatia do seu tempo de vida a ajudar aos outros desenvolvendo sistemas livres. O nome do livro? Código Rebelde (Rebel Code). Mais sobre o livro pode ser lido no site da Wired Brasil.

E uma idéia simples mas genial: um site onde é colocada uma foto em preto e branco e as pessoas contribuem com histórias baseada naquela imagem: InkBlot. Por incrível que pareça essa dica saiu da Hard Cyber.

Update em 2014: e pelo visto a resposta para a pergunta do título do post é no dia de São Nunca. Passados 13 anos e nada de tradução, e levando em conta que software livre deixou de ser A Onda acho difícil que algum dia essa saia…

Mensagem de erro

Aconteceu com um colega da lista Netche (e eu que achava que isso era piada de informática) :

From: Sandro Timm
Date: Thu, 15 Feb 2001 08:34:33 -0800 (PST)
Subject: [NETCHE] O que fazer?

Aconteceu hoje com meu computador:

Keyboard failure
Press F1 to resume

Sandro

E aproveitando outra que saiu na lista Netche, aí vai uma lista de mais:

Mais ligado que rádio de preso
Mais curto que coice de porco
Firme que nem prego em polenta
Mais nojento que mocotó de ontem
Saracoteando mais que bolacha em boca de véia
Solto que nem peido em bombacha
Mais curto que estribo de anão
Mais pesado que sono de surdo
Mais nervoso do que gato em dia de faxina
Tranquilo que nem água de poço
Mais amontoado que uva em cacho
Mais perdido que cego em tiroteio
Mais perdido que cachorro em dia de mudança
Mais faceiro que guri de bombacha nova
Mais assustado que véia em canoa
Mais angustiado que barata de barriga pra cima
Mais por fora que quarto de empregada
Mais por fora que surdo em bingo
Mais sofrido que joelho de freira em semana santa
Feliz que nem lambari de sanga
Mais ansioso que anão em comício
Mais apertado que bombacha de fresco
Mais apressado que cavalo de carteiro
Mais arisca do que china que não quer dar
Mais baixo que vôo de marreca choca
Mais bonita que laranja de amostra
De boca aberta que nem burro que comeu urtiga
Mais chato que gilete caída em chão de banheiro
Mais caro que argentina nova na zona
Mais cheio que corvo em carniça de vaca atolada
Mais constrangido que padre em puteiro
Mais conhecido que parteira de campanha
Mais comprido que puteada de gago
Mais comprido que cuspe de bêbado
Mais coxuda que leitoa em engorde
Devagarzito como enterro de viúva rica
Mais difícil que nadar de poncho
Mais encolhido que tripa na brasa
Extraviado que nem chinelo de bêbado
Mais faceiro que mosca em tampa de xarope
Mais faceiro que ganso novo em taipa de açude
Mais faceiro que pica-pau em tronqueira
Mais feliz que puta em dia de pagamento de quartel
Mais feio que briga de foice no escuro
Mais feio que sapato de padre
Mais feio que paraguaio baleado
Mais feio que indigestão de torresmo
Mais firme que palanque em banhado
Mais por fora que cotovelo de caminhoneiro
Mais gasto que fundilho de tropeiro
Mais gostoso que beijo de prima
Mais grosso que dedo destroncado
Mais grosso que rolha de poço
Mais grosso que parafuso de patrola
Mais informado que gerente de funerária
Mais medroso que cascudo atravessando galinheiro
Mais nervoso que potro com mosca no ouvido
Mais quente que frigideira sem cabo
Mais sério que defunto
Mais sujo que pau de galinheiro
Tranqüilo que nem cozinheiro de hospício
Mais gorduroso que telefone de açougueiro
Mais perdido que cebola em salada de frutas
Mais chato que chinelo de gordo

Quem quiser saber o autor leve em conta que quem revela a fonte é água mineral.

E com a determinação legal de que o Napster vai ter que passar a cobrar, o melhor é chutar o pau da barraca e abraçar um file-sharing que use servidores livres, e não os do Napster. A ferramenta que eu recomendo é o FileNavigator: interface boa, estável, rápido e com função de reget (ueba!).

E nada do www.charles.pilger.net voltar… 😛