Bye bye RSSficado

Eis que tempos atrás coloquei a seguinte mensagem na lista de discussão do Projeto RSSficado:

Pois é pessoal

estava conversando com o Caparica pelo GTalk (ok, podia ser via MSN) e conversa vai conversa vem apareceu a pergunta “E o RSSficado? Como está?”. Pois é, pelo jeito não está né. O site faz tempo que eu não mexo, e com o wiki meio que se tornou casa da mãe joana aquilo lá. A lista tá parada. Agora vem a pergunta crucial: isso é ruim?

Na minha opinião a resposta é: Não, não é ruim.

O caso é que eu acho que tanto o site como a lista já cumpriram o seu papel, que foi ajudar a divulgar a cultura de feeds no país. Hoje em dia grandes jornais disponibilizam o RSS, usuários ditos leigos já usam o mesmo (mesmo sem saber que o troço se chama RSS), e só a porcaria do blogger.com.br é que não disponibilza RSS.

Assim sendo, a pergunta: a lista e o site devem continuar? Encerramos a história e fazemos a lista ir para outro caminho ou o que fazemos? Que vocês acham?

Isso foi no dia 3 de maio. Pouca gente se manifestou na lista, e dentre estes poucos a maioria concordou: o projeto já deu o que tinha pra dar. Assim sendo, eu ia matar o site, botar um in memorian, etc, mas acabei deixando de lado, mais ocupado que estava com outras coisas. Bem, eis que hoje preciso implementar um script e me lembrei que havia no RSSficado uma função que eu poderia utilizar. Acesso o site do Projeto Rssficado e vejo que o mesmo, puff, saiu do ar:


Sim, foi-se, sumiu nas brumas do ciberespaço… Não sei o motivo e sinceramente não me interessa muito. De qualquer maneira dei uma procurada no meu hd aqui do trabalho e achei uma versão pré-wiki do projeto (sim, taí o site inteirinho zipado, com todos os scripts, para quem quiser), de onde tirei a rotina. Assim sendo, acho que só posso dizer muito obrigado a todos que ajudaram no projeto, pessoas como o Kenji (grande mantenedor da lista do projeto), o Cristiano Dias (que ajudou não só com parsers, mas também liberando largura de banda sem limites para o projeto quando ele estava dentro do pilger.inf/com.br, lá no Vilago), o Edney, o Caparica, o Denis, o… enfim, foram tantas pessoas ajudando, seja desenvolvendo scripts, seja dando sugestões/críticas, seja dando referências ao site, divulgando ele, seja mandando um alô de incentivo, e só posso dizer para elas que acho que fizemos um bom trabalho, tanto que fomos citados até mesmo pelo pessoal da RNP. Nada mal para um projeto que nasceu numa madrugada de verão visando suprir um problema, que era ler notícias de um site nacional sobre tecnologia num leitor de feeds. E obrigado também à Baggio Technology, que estava hospedando o site nos ultimos tempos, além de pagar os custos com domínio.

Então, “oficialmente” falando como criador do projeto e mantenedor do mesmo, bye bye RSSficado. Você já cumpriu seu papel. 🙂


02/02/2002 – 03/08/2006

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário