Brinquedo quase inútil. Quase!

Pois bem, a questão de uns dois meses atrás meti na cabeça de que eu precisava de um leitor de ebooks, algum dispositivo que permitisse que eu baixasse um txt da Internet e pudesse ficar lendo ele enquanto estivesse andando de ônibus. Se tivesse um editorzinho de textos então a coisa seria melhor ainda. Fui então procurar por algum aparelho portátil, com uma tela mais ou menos, que tivesse uma entrada USB ou permitisse acesso à rede e que fosse o mais barato possível. Foi aí que eu achei o Aeronix ZipIt Wireless Messenger, um gadget que acessa o MSN ou o AOL Messenger via wi-fi, que permite a audição via streaming de músicas do iTunes e que roda sobre… Linux. Opa, desse mato sai coelho!

Levei tanta fé no bichinho que resolvi pedir para um amigo que mora nos Estados Unidos e que estava vindo pro Brasil visitar os parentes trazer um pra mim. Custou baratinho: só 130 reais, com os custos de transporte para a casa dele. E agora estou com ele aqui comigo. E quais são as primeiras impressões?

Bem, para começar ele é totalmente inútil se você não estiver perto de um ponto wi-fi. Isso deve-se ao fato de que para poder utilizar ele o sistema pede que você esteja conectado, o que tem muito sentido quando você pensa que esse aparelhinho é para se comunicar no MSN e no AOL IM, além de ouvir música via streaming. Além disso ele não recebe nem envia emails, como eu vi em uma matéria em um site e talvez essa seja a minha maior decepção em relação a ele, já que, recebendo email, eu poderia mandar emails para mim mesmo com textos para ir lendo. Outro problema é que o sistema de mensagem instantâneas é extremamente simples, de facílimo uso, mas não organiza por grupos, o que é ruim se você tem muitos contatos. No mais o sistema é muito bom, fácil de usar, onde é só no símbolo do ZipIt e você vê todos os teus contatos e “navega” entre eles, o que permite várias conversas simultâneas.

Bem, olhando assim dá para dizer: pô, esse aparelho não serve pra NADA! Caaalma, não é bem assim. Eu pessoalmente queria ter uma loja de eletrônicos perto do Brique da Redenção, em Porto Alegre, que fica num parque que é todo coberto por uma rede wi-fi gratuíta. Aposto que a gurizada que passa o domingo lá ia adorar poder ficar batendo papo com os amigos via MSN: “E aih? Blz? Adivinha de onde eu to tc!”. No que tiver mais redes wi-fi abertas por aí (vide o projeto da rede mesh de Novo Hamburgo) esse aparelhinho vai ser muito útil.

Mas enfim, enquanto esses pontos aí não estiverem disponíveis e levando em conta que eu quero usar ele para ler textos, ele é inútil! Ou quase, já que ele seria inútil se não fosse o detalhe justamente de ser Linux, o que implica que certamente algum bando de malucos iria tentar hackear o bichinho… Afinal, dando uma olhada mais aprofundada se vê que na real ele é um computadorzinho com:

  • um chip Cirrus EP7312-CR-90, que é um ARM de 90 MHz;
  • memória flash MX 29LV160ATxBC-70 de 2 Mb;
  • memória SDRAM Hynix HY5V26D de 16MB;
  • monitor gráfico 320x200x4 tons de cinza;
  • chip Agere WL600114LY WiFi; e
  • Wolfson Micro WM8751L Stereo DAC.

Como se pode ver não é O hardware mas também não é um equipamento dos piores. Realmente com essa quantidade de memória não parece que dá para fazer muita coisa, mas digamos que só parece:

ZipIt rodando o Monqueror

Como se pode ver o ZipIt aí da foto está acessando a web usando um browser. Como é que se faz isso, já que o sistema dele original não tem esse sistema aí? Bem, o caso é que há como se mudar o firmware do mesmo, seja via software, seja via hardware, colocando no lugar o OpenZipIt e outras coisitas mais. Como o amigo que me trouxe o equipamento resolveu testar ele antes de trazer para ver se estava tudo ok o firmaware foi atualizado para a versão 2.01, que não permite a mudança via software, de forma que será necessário fazer uma mudança via hardware mesmo.

Assim sendo, eu tô me segurando para não hackear o troço. Na verdade o que tá me segurando é minha incompetência para eletrônica. Já mostrei para um colega de trabalho o bichinho que manja mais dessas coisas e ele se interessou e vai dar uma mãozinha, de forma que daqui a algum tempo eu vou poder navegar usando o bichinho 😉 E vou tentar fazer com que o mesmo funcione mesmo fora de uma rede wi-fi, de forma que HTMLs guardados na memória do bichinho poderão ser lidos, o que vai transformar o ZipIt num eReader de baixo custo.

Bem, me desejem boa sorte 😀

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário