A Justiça nos faz cegos

Pois é, pelo jeito a Daniela Cicarelli conseguiu: ela é desde já a pessoa mais odiada na Internet brasileira em 2007, visto que ela conseguiu fazer com que usuários da Brasil Telecom não tivessem mais acesso ao YouTube. Para ganhar desse feito só se ela conseguisse tirar o acesso dos brasileiros ao Orkut.

Mas o mais surpreendente nessa história toda é a facilidade com que pode-se fechar o acesso a um site. Peguemos o caso do próprio vídeo da Cicarelli: quem colocou ele no ar? Foi o YouTube ou um usuário? Dá até para lançar uma “teoria da conspiração”: levando o tamanho da multa (10 milhões de reais) quem não garante que não é a própria Cicarelli que fica colocando de volta o vídeo no ar toda vez que o YouTube o retira? Afinal o YouTube não tem como ficar controlando em tempo real todo os vídeos que são colocados lá… Enfim, isso é teoria da conspiração, mera maldade minha, mas o caso é que é possível isso acontecer sim. E sendo possível quem não garante que essa ação não abre brecha para futuros bloqueios? Quem garante que numa época de eleição alguém crie um falso escândalo para fechar as portas de acesso ao site, tirando dos brasileiros acesso a outros vídeos, vídeos esses com denúncias contra políticos? Pois é… A nossa sorte é que, como sempre, é possível quebrar tais bloqueios.

Bem, o caso é que nessa história quem perde é o próprio país, porque simplesmente o YouTube está reinventando a TV, e com esse bloqueio iniciativas interessantes como essa vão prás cucuias. Aliás, será que a Cicarelli vai indenizar os sites que de uma hora para outra não tem mais como disponibilizar seus vídeos? Se eu colocasse material meu na rede e usasse o YouTube para divulgar tal material com certeza ia meter um processo nessa mulher. Nada mais justo ser indenizado, não? Afinal, que culpa tenho eu, pobre criador de conteúdo que quer botar ele na rede para divulgar o meu trabalho, se uma idiota (que de idiota não tem nada, já que com essa história o nome dela não sai mais da mídia) transa com o namorado numa praia na frente de todo mundo e é filmada? De qualquer maneira, eu, como cliente de um provedor de acesso, posso pedir indenização


Olha lá amor! Um paparazzi com um celular! Uhu!!!!

Update: o Solon reclamou que tem blogueiro por aí (incluíndo eu) que sai acusando a Brasil Telecom cedo demais, o que não deixa de ser verdade, pelo menos no meu caso. A partir da notícia dada no Terra já saí concluindo, o que foi um erro e peço desculpas. De qualquer maneira na InfoOnline saiu a confirmação de que a BrT de fato bloqueou o acesso ao YouTube, de forma que meu erro pode até ser minimizado, mas vou tomar mais cuidado com questões como essa para não cair na calúnia pura e simples. Valeu o puxão de orelha Solon!

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

One thought on “A Justiça nos faz cegos

  1. Pingback: Dia de Folga » Blog Archive » Cicarelli, censura e a estupidez da Justiça brasileira

Deixe um comentário