Caiu a ficha no comércio

E eis que parece que uma empresa brasileira escutou minhas preces… Quem acompanha esse blog sabe que há tempos eu me pergunto porque ninguém coloca à venda no país um computador básico, de baixo custo, algo que não seja sofisticado mas que seja funcional. Toda a vez que se falava em computador de baixo custo no país parecia que a coisa era destinada apenas à area de ensino, sem levar em conta que pessoas comuns (ok, não tão comuns assim) poderiam se interessar por esse tipo de aparelho. Bem, o caso é que finalmente vem aí um projeto nesse sentido para o Brasil.

BR-Linux: Mobilis: Polishop poderá vender laptop com Linux por R$340,00

Deu no blog do Américo, saiu no Valor Econômico (só para assinantes), via Thompson e BNAmericas (também só para assinantes). Enfim, confirmei os detalhes no site da TCN, em inglês (Tive de confirmar tudo porque os dados que o Américo passou me pareceram muito irreais, como vocês mesmos poderão constatar):
A Polishop irá comercializar o Mobilis da Encore do Brasil a partir de 1o de julho por algo em torno de R$ 340,00! Estou confirmando (mais uma vez) tudo com o representante da Encore Indiana no Brasil, mas ainda não deu tempo dele retornar meus questionamentos.
Era de se esperar que a parceria da Encore com a Telavo buscasse um grande varejista para poder comercializar seus produtos a um custo razoável e alcançar todo o imenso Brasil.

A notícia foi enviada ao site pelo Jaime Balbino, que no seu blog fala mais sobre o Mobilis. Inclusive é do blog dele que eu roubei a foto abaixo, para ilustrar esse post:


Como se pode ver estamos falando de um Tablet PC, onde, olhando os ícones no desktop, vemos coisas como editor de texto, tocador de áudio e vídeo e browser. Olhando as especificações técnicas de fevereiro de 2007 temos:

  • processador Intel PXA-255 de 400 MHz (é um Risc)
  • memória de 128 Mb
  • flash-drive de até 2 Gb
  • monitor touchscreen de 7 polegadas, resolução 800×480, com 16 bit color
  • teclado cata-milho integrado (confesso que achei o troço meio ruinzinho)
  • entrada USB para teclado e mouse
  • modem v.90, modem GPRS, WiFi, rede mesh e ethernet
  • conecta com celulares GPRS/CDMA
  • microfone e auto-falante integrado (deve ter saída para fone de ouvido)
  • bateria Li-ion 24.4 WH (cerca de 6 horas de vida útil)

Vou bater mais uma vez na tecla: o motivo pela qual eu deixei de usar o meu antigo AMD de 450 MHz foi que eu queria usar o computador para olhar DVD. No mais eu acessava a rede, editava textos, programava na buena. Dizer que esse computador é um gadget feioso é maldade (se bem que é feioso mesmo). Eu da minha parte vou botar na minha agenda para dia primeiro próximo acessar o site da Polishop para pedir o meu. 😉

Update I (06/06): vale a pena dar uma olhada nesse post do blog do Américo, contando os bastidores da história. Muito interessante.

Update II (11/06): o Américo descobriu a distribuição Linux que roda no bichinho. É o Linux Montavista.

Update III (11/06): o Jaime ficou sabendo que a Telavo (que desenvolve e fabricará os setup-box nacionais) pretende transformar o Mobilis em TV portátil com um add-on custando 30 reais.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário