Caí pra trás

Estadão: Microsoft fecha acordo com a Novell para apoiar Linux

Adversárias de longa data, Microsoft e Novell firmaram uma trégua tecnológica que promete facilitar a integração do sistema operacional Windows, ainda dominante, com o cada vez mais popular sistema aberto Linux.

O acordo, anunciado nesta quinta-feira, tem implicações importantes para o mundo dos negócios, da tecnologia e nos tribunais.

“Isto ergue uma ponte importante de propriedade intelectual entre as faces proprietária e open source do software”, disse o advogado da Microsoft, Brad Smith.

Sob os termos da parceria, a equipe de vendas da Microsoft oferecerá a seus clientes corporativos a oportunidade de licenciar o sistema operacional Windows, dentro de um pacote que incluirá manutenção e apoio técnico para a plataforma Suse Linux da Novell.

A Novell se vale, principalmente, das taxas de assistência técnica para ganhar dinheiro com o software Linux, que é desenvolvido por uma comunidade internacional de criadores que não são funcionários de nenhuma companhia específica e compartilham código gratuitamente.

Trabalhando juntas, Microsoft e Novell esperam que mais empresas venham a rodar Windows e Linux juntos, sem colapsos de sistema.

As duas empresas também esperam melhorara a interação entre o pacote de programas Office, da Microsoft, e a alternativa gratuita, o OpenOffice. Esta parece ser a única parte do acordo com impacto sobre o usuário final.

Para encorajar mais empresas a abraçar a plataforma Novell, a Microsoft compromete-se a não exercer seus direitos de patente sobre partes de sua tecnologia que venham a ser integradas ao Suse Linux.

Tá, espera um pouco, me dá um tempo para respirar… Ufa, ok, vamos lá!

Confesso que essa notícia aí simplesmente me soou uma piada do The Onion, mas eis que eu vi no Slashdot que a coisa é séria. Quero dizer, o pessoal botou um monte de piadas legais lá, mas enfim, é sério mesmo a coisa… Eu pessoalmente sempre pensei que a Microsoft um dia ia lançar um MS-BSD, nunca imaginei que eles iam fazer um acordo com um empacotador de Linux. O que posso tirar disso? Bem, junto com o bolo que o pessoal do IE mandou para o Mozilla Group parabenizando pelo Firefox 2, eis mais uma prova que a Microsoft está realmente repassando por uma mudança interna radical. Pelo jeito ela está passando pela mesma mudança que ocorreu no meio dos anos 90 com a IBM, onde a empresa de uma fornecedora de hardware e software se transformou numa fornecedora de soluções, abraçando nesse processo o Apache, o Linux e outros sistemas abertos. Afinal, para que gastar uma fortuna desenvolvendo soluções se há soluções gratuítas e abertas à disposição que são de alta qualidade? Será que a Microsoft está começando a pensar assim também?

Bem, o lance agora é ir acompanhar as notícias e não se surpreender com mais nada. Ok, confesso que o dia que o Windows for lançado com um CD extra contendo os códigos-fontes sob GPL junto eu vou olhar pra fora da janela e ver se o mundo está lá mesmo.

Update: só para ter certeza que não é piada, eis a página oficial com o anúncio do acordo. É como disse o brain, lá no br-linux: ontem foi o dia de São Nunca.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário