Quem lê tanta notícia?

Um dos meus grandes problemas é a dispersão. É normal eu acessar a web para ver uma notícia e sair clicando aqui e ali vendo mais coisas interessantes e deixar de lado o que é realmente importante, o que precisa ser feito. E quando eu comecei a usar o RSS essa disperção diminuiu, já que eu tinha um controle maior sobre as últimas notícias que eu via além de não ser atrapalhado pelos links nas laterais dos sites.

Contudo isso foi quando eu comecei a usar feeds. Com o passar do tempo, e a proliferação do formato, o que aconteceu é que simplesmente meu leitor de feeds favorito, o Bloglines, começou a ficar inchado de feeds que eu acrescentava por achar interessante, sem, contudo, me trazer qualquer resultado no quesito “me manter informado na minha área de atuação profissional”. Ou seja: voltou a dispersão, o meu rendimento diminuiu e por aí vai.

Assim sendo a questão de semanas, motivado por esse depoimento do Ronaldo, resolvi fazer uma experiência e passei todos os feeds de caráter profissional pro Google Reader, deixando o Bloglines para os links genéricos, recreacionistas e de caráter mais pessoal. E o resultado? Bem, o que eu vi até agora é que meu rendimento profissional melhorou (espero que meu chefe concorde com essa minha afirmação). Confesso que foi um erro da minha parte não ter desde o começo separado o que era de caráter pessoal do que era “de trabalho”, de forma que eu perdia um tempo enorme não para me manter informado, mas sim para separar o que era relevante ou não. Vale lembrar: eu sou um cara dispersivo, e ver aqueles links lá dizendo “temos conteúdo novo” era um imã pro meu apontador do mouse.

Assim sendo, fica a dica: aproveitem que temos boas ferramentas de feeds na rede e usem uma para fins pessoais e outra para fins profissionais. Tal separação ajuda um bocado a evitar a dispersão natural que a Internet nos oferece.

Update: aliás, falando em dispersão, vale lembrar que multitarefa só funciona nos computadores

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

One thought on “Quem lê tanta notícia?

  1. Pingback: Leitor de RSS: Não perca tempo com a dispersão. | HajaLuz

Deixe um comentário