Carta aberta ao prefeito de São Leopoldo

Caro prefeito Ary José Vanazzi

Venho por meio desse email, na qualidade de cidadão residente em São Leopoldo, questionar o senhor acerca de uma notícia que li hoje no site do jornal O Estadão. A notícia é referente à uma norma da Anatel, onde ela liberou para as prefeituras a disponibilização do acesso à Internet de forma gratuíta usando tecnologias sem fio. A divulgação oficial por parte da Anatel está nesse link aqui.

Bem, não sei se o senhor conhece o caso da cidade de Sud Mennucci, no interior de São Paulo. Se conhece peço desculpas pela impertinência, mas se não conhece lá vai: Sud Mennucci é a primeira cidade do país a disponibilizar, para toda a população, acesso à Internet de forma gratuíita. É uma cidade pequena, de apenas 7.483 habitantes, tão pequena que não era um mercado interessante para os provedores de acesso. Assim sendo, todo acesso que a população tinha era feito pelo telefone tendo de pagar interurbano. Assim era até 2004, quando foi implementado um projeto de distribuição de pontos wireless pela cidade, o que permitiu que qualquer cidadão que comprasse uma placa compatível com a freqüência 2.4 ghz (algo em torno de 300 reais) e se cadastrasse na prefeitura (e para isso tem que estar com o IPTU em dia) tivesse acesso gratuíto.

Resultado: a cidade cresceu economicamente. Pequenas empresas que estavam praticamente ilhadas por causa dos custos telefônicos da conexão, puderam disponibilizar seus produtos através da internet, como se pode ver nesse artigo publicado pela Folha de São Paulo.

E o caso de Sud Mennucci é o primeiro, mas não o único. A prefeitura de Porto Alegre está disponibilizando pontos de rede pela cidade, começando pelo bairro Restinga, o que permitirá à população carente acessar a rede. A prefeitura de Taquari já disponibiliza tal acesso à população. Assim sendo, fica a pergunta: e São Leopoldo? Levando em conta que a cidade está se tornando um polo tecnológico, através do Polo de Informática, não é de se perguntar se não é um atrativo para atrair empresas estrangeiras para a cidade ela saber que seus funcionários terão acesso à Internet de forma barata e fácil?

Assim sendo, caro prefeito Ary José Vanazzi, venho perguntar: e porque não em São Leopoldo?

Abraços cordiais

Charles Pilger
Msn: crpilger@hotmail.com
Site: http://www.charles.pilger.com.br
“Se você acha educação cara, tente a ignorância.” – Derek Bok, ex-reitor de Harvard

Update: não, até onde eu sei o Ary Vanazzi não lê este blog. O texto acima é uma cópia do email que mandei para o gabinete da prefeitura. Assim sendo, respondo à pergunta que me fizeram agora pelo MSN: “Tá… mas tu acha que o cara vai ler isso?” 🙂

E pelo sim pelo não divulguei essa informação na comunidade São Leopoldo. Espero que outras pessoas na cidade se interessem pela idéia e cobrem da prefeitura uma ação no sentido de democratizar o acesso à rede na cidade.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário