Educação sexual

Se você é brasileiro e trabalha com a área de informática creio que você tem uma obrigação: baixar o emulador do OLPC e dar uma olhada nele. Porquê? Bem, para começar a interface é radicalmente diferente do que você conhece. Imagine que você está em casa, na buena, quando o teu sobrinho de 7 anos chega depois do primeiro dia de aula dele e diga: “Tiu, olha meu lapitópi! Me ajuda a mexê neli?”. Pois é, você já vai pronto querendo mostrar para ele um menu de opções e vê que se perde completamente… Acha que eu tô brincando? Pois é, olha só esse vídeo que eu pesquei lá do blog do Solon:


Viu? Bem diferente do que você esperava não? Agora imagina o mico que seria mostrar pro teu sobrinho que você tá boiando. E como você sabe que criança não perdoa…

Mas enfim, o caso é que não é só por isso, mas também para ver como são as funcionalidades que o laptop tem, o que dá para fazer com ele, o que não dá. Por exemplo, o Solon colocou “não entendo qual é a razão de o browser não ter uma barra de endereços”. Pois é, eu também não entendo muito. Creio que é para economizar espaço de tela, pois há como entrar com um endereço lá. Para isso é só ir no local onde está escrito o nome da página, clicar, manter o mouse parado e esperar um pouquinho para aparecer o link atual que você está. Então é só apagar o link, entrar com o link desejado, pressionar Enter e voilá! Eis a criança acessando o Playboy.com!

OLPC Playboy

Sim, como você pode ver não botaram nenhum Net Nanny no laptop… Eu francamente espero que os servidores tenham algum proxy controlando acesso a conteúdo adulto. De qualquer maneira, é bom ou ruim que a petizada tenha tanta liberdade assim para acessar a rede? Bem, não sei muito, mas acho que seria interessante que os educadores soubessem que é possível fazer coisas assim, até para controlar a criançada um pouco. E é nesse ponto que é bom o profissional de informática dar uma olhada no dispositivo, afinal quanto mais futricado, com mais e mais furos (se é que isso aí é um furo mesmo…) sendo encontrados, mais seguros vamos deixar esses aparelhos para as crianças usarem.

Além disso pode ainda acontecer de você ter um insight e inventar um programa legal para a gurizada, tão legal que até justifique pedir um OLPC para desenvolvimento gratuíto. Sim, estão distribuindo laptops para desenvolvedores.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário