Blog anti-Lula tirado do ar?

Esse texto do CrisDias estão tão bom, mas tão bom, que não resisti e vou dar um copy&paste aqui. Disse tudo o cara:

Levantaram a bola aqui nos comentários de que o blog anti-Lula foi tirado do ar sob ordem judicial do PT. Se levantaram, eu corto.

Antes de mais nada quero dizer que poucas são as pessoas ou organizações pelas quais eu botaria a mão no fogo. E o PT não é uma delas. Os donos do tal blog muito menos. Eu recebo spam do Zé Dirceu, do PT, e nem por isso saio por aí dizendo \”ai que lindo, o e-mail usado como arma dos trabalhadores\”. Eu mando e-mail mal-educado de volta mesmo.

Mas que é estranho \”mandarem tirar do ar\” um blog 48 horas antes da eleição, isso é. Aliás olhei os blogs \”envolvidos\” e não há cópia da tal ordem judicial. Eu, daqui do Canadá, posso muito bem mandar um e-mail falso pro cara dizendo \”Ei, tira esse site do ar senão eu te processo.\” Se ele sai gritando \”censura! censura!\” a culpa não é do PT. Muito site nos EUA (a tal Terra da Liberdade) já foi ameaçado de ser tirado do ar. A primeira coisa que os donos do site fazem é colocar uma cópia da notificação no ar, até para que advogados interessados possam dar sua opinião.

Mas, tudo bem… E se foi o PT mesmo que mandou tirar do ar? Está errado. Democracia é isso, é poder falar o que quiser do outro, desde que não se fale mentira nem se contrate ex-namorada para dizer que o candidato adversário mandou ela fazer aborto. Essa tal de liberdade de expressão no Brasil ainda é bem turva, mas está melhorando. Se o PT realmente mandou tirar o blog do ar temos que cair de pau em cima e mostrar que não é assim que a coisa funciona. Liberdade é para todos os lado. Mas a Rosinha Garotinha tentou tirar do ar o Fora Rosinha e não conseguiu, justamente por que o blog não falava nenhuma mentira, era só uma \”propaganda\” pedindo para as pessoas votarem em outro candidato qualquer.

A tacada final da campanha anti-Lula (em geral, não só do tal blog que, por motivos óbvios, eu nem lia) é dizer que \”o Lula é comunista e se eleito vai transformar o Brasil em uma nova Cuba\”. Em primeiro lugar, amigo, você já derrubou um presidente uns 10 anos atrás, mesmo com ele esperneando horrores. Em segundo lugar, e o mais importante, olha para o mundo à sua volta, com direito à capa-terrorista da Veja e tudo.

Eu moro em um país comandado por um governo socialista. Um país capitalista com um governo socialista, coisa bem diferente de um país totalmente comunista (mesmo que a sua professora de geografia da época da ditadura tenha dito que é tudo a mesma coisa). O Canadá é, na minha pobre e humilde opinião, o país mais socialista do mundo. Mesmo colados e dependentes do maior país capitalista do mundo vamos muito bem, obrigado. (ou melhor: eles vão muito bem, obrigado, eu imigrante fico quieto no meu canto) Aqui a saúde (coisa que o Serra entende) é de graça. 100% de graça. Vai no médico, qualquer médico, mostra sua carteirinha do \”SUS\” e pronto. Precisa de cirurgia? Marca, aparece no hospital e depois vai embora. Há problemas? Há, claro, o principal deles o baixo salário dos profissionais que preferem ganhar o triplo do salário ao sul da fronteira, mas capitalismo é isso aí.

Várias outras coisas são \”sociais\” aqui. Até o seguro do automóvel é controlado pelo Estado. O que aí é \”seguro obrigatório\” aqui é tudo que você precisa. Não há pedágio. Escola é grátis até o fim do ensino médio. O transporte coletivo é pago, mas controlado pelo governo. Assim não há \”máfia dos ônibus\” que só servem as áreas que lhe interessam. A lista é maior, mas esse é o lado imediato do socialismo daqui, a \”estatização dos serviços essenciais\” que tanto se fala por aí. No dia-a-dia do governo o socialismo é pensar primeiro \”o que é melhor para o povo e para a economia do meu país?\” ao invés de pensar \”o que eu ganho com isso?\” ou \”será que os bancos internacionais vão gostar dessa medida?\”.

Há problemas? Claro, o paraíso não existe. Reclama-se que o governo disperdiça dinheiro, que alguns \”governadores\” (o nome oficial é primeiro-ministro-da-província) favorecem amigos, coisas do ser humano ganancioso. Mas você paga imposto e vê seu dinheiro sendo usado. E no fim do mês tem orgulho de ter nascido naquele país. Ou, no meu caso, fica sonhando em um dia o seu país ser igualzinho. Todo mundo que está longe vê o Canadá como o quintal dos EUA (para o bem e para o mal) mas isso está bem longe da verdade. A cada dia o país está batendo de frente com o vizinho, para assegurar seus direitos e sua identidade.

Tudo isso para dizer que socialismo não é sinônimo de totalitarismo e \”ditadura\”. O Brasil ainda é um país democrático e livre e vai continuar sendo assim por muito tempo. Eu só acho que chega de ficarmos de quatro para os interesses dos outros, está na hora de olhar mais para dentro e ver o que é bom para o país em primeiro lugar e para os \”clientes e parceiros\” depois. É assim que os outros países do mundo fazem.

Para fechar, um papo que não tem nada a ver com mandou-não-mandou-fechar-blog. A bola levantada pelo Lavi no início da semana.

Por que os nossos sérios problemas são causados por conjunturas internacionais e os acertos são fruto exclusivo da capacidade de nosso rei FFHHCC?

Just perfect!

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário