Semente bichada

O Estado de São Paulo : Sem lucro, agricultor dos EUA desistiu da soja modificada

O sojicultor americano Rodney Nelson, também presente no seminário Ameaça dos Transgênicos: Propostas da Sociedade Civil, contou sobre sua experiência nada animadora com transgênicos. \”Desisti o produto porque não dava a produtividade e o lucro que eu desejava.\”

Nelson é produtor agrícola em Dakota do Norte, onde cultiva uma área de cerca de 9 mil hectares, principalmente com soja. Áreas menores são destinadas ao girassol e ao trigo. Ele, interessado em aumentar a produção e obter mais lucros com a comercialização de grãos, começou a plantar a soja transgênica Roundup Ready, da Monsanto, em 1998. \”O rendimento das lavouras ficou abaixo dos registrados nas lavouras convencionais\”, diz.

Ou seja, não basta os trangênicos serem algo que não sabemos que efeitos causam no meio ambiente, eles ainda não cumpre o que prometem! Tsk tsk tsk…

E para melhorar a coisa mais ainda:

Há dois anos, o sojicultor voltou a plantar grãos convencionais. \”Numa área de 6 mil acres, não consegui entregar um único caminhão de soja limpa, sem ser transgênica\”, afirma. Ele lembra que os produtores americanos têm dificuldade em encontrar sementes convencionais. Desde 1999, a família de Nelson responde a processo movido pela Monsanto num tribunal de Missouri. A empresa alega que os produtores guardaram sementes da safra 1998 para plantio no ano seguinte. Ele nega a acusação.

Ameaça – É exatamente sobre a Monsanto que o especialista em mercado internacional de grãos Dennis Kitch faz uma previsão ameaçadora para o Brasil. Segundo ele, a multinacional poderá entrar na Justiça e cobrar royalties do governo brasileiro caso ele comercialize a produção de soja transgênica do Rio Grande do Sul.

Duas coisas: o agricultor não poder guardar sementes para plantar a próxima safra e o Estado vai ter que arcar com o pagamento de royalties por conta de quem agiu de forma ilegal, plantando soja transgênica por conta própria. QUer saber? Tem que mais meter essa porcaria no fogo e quem resolveu ir contra a lei que aguente as conseqüências! Por que eu tenho que pagar com os meus impostos pelas burrices praticadas pelos outros???

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário