Partilha

Porque levo Richard Stallman a sério, mesmo com a mania que ele tem de ser ranheta e ficar se pegando em detalhes (dizer GNU/Linux em vez de Linux por exemplo)? Por causa de algumas coisas que ele diz, como essa:

Por que você critica o uso do termo \”pirataria\” para o uso não licenciado de software proprietário?

Pirataria originalmente era atacar navios. Era isso que os piratas faziam, eles atacavam os navios, matavam a tripulação e roubavam a carga. E isso era terrível. No entanto, dividir cópias de programas ou de música é algo bom. Você não pode encontrar nada mais diferente de pirataria do que isso. Quando afirmam que, se você partilha algo com seu vizinho, é um pirata, o que realmente estão dizendo é que ajudar seu próximo é moralmente tão condenável quanto atacar um navio. E não é, porque atacar um navio é ruim, e ajudar o próximo é bom. Eu rejeito esse termo. Nenhuma sociedade pode aceitar a idéia de que dividir com o próximo é algo ruim.

Agora repare que, apesar do Stallman falar sobre software livre, não devemos pensar apenas em software. Devemos pensar de forma mais ampla, pensar em música, em livros, no conhecimento que temos todos dentro de nós.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário