Picaretagem pouca é bobagem

Há dias tenho recebido ligações do número 021 980500034. No que eu atendia a ligação caia. Bem, agora a pouco atendi e ouvi uma atendente se identificando como sendo da TIM, dizendo que precisava repassar uma informação e que para isso era necessário confirmar alguns dados (no caso nome completo e data de nascimento). Eu me recusei a passar esses dados, e pedi uma prova de que era realmente a TIM me ligando. A atendente se ofereceu para repassar os 3 primeiros números do meu CPF e eu respondi que isso não era uma prova de que o número que estava ligando era da TIM. Ela então me repassou o número 0800 8882373, dizendo que ali eu poderia confirmar que a ligação era da operadora. Disse que preferia receber um email da TIM confirmando, mas ela respondeu que isto estava fora do procedimento padrão e que, caso fosse verificado que não houve ligação para o número em questão eles retornariam as ligações. Assim, liguei então para o número em questão e fui atendido por um sistema automático, que pediu para que eu entrasse com o meu CPF para poder iniciar o atendimento.

Foi nessa hora que eu desliguei e liguei para o *144, número que consta da página da TIM como sendo o número oficial de contato. Ali, conversando com a atendente, que não pediu nome completo, CPF, nada do gênero, verifiquei com a atendente que os números em questão não tem ligação com a TIM. Pois é…

Agora, o que me chama a atenção é que eles tinham dados como nome completo, data de nascimento e CPF. Isso associado ao número do meu telefone. Como assim? Onde esse povo obtém esses dados? De qualquer maneira fica a dica: se alguém ligar para você e pedir para confirmar dados se recuse. Peça para quem está ligando um modo de confirmar que realmente é quem diz e aí acesse o site da empresa para ver pelos canais oficiais de comunicação se esse meio de confirmação é quente. Você vai perder um pouco de tempo com isso? Vai, mas pelo menos ajuda a atrapalhar o golpe desses picaretas.