Vinte anos essa tarde

Em 1996 eu estava estava trabalhando como webmaster e dando aulas de informática na TCA Informática quando fui dar aula para uma turma de crianças. Aí, quando fui mostrar para a criançada como se fazia buscas na Internet (afinal “na Internet tem sobre tudo”) uma das crianças pediu por Mamonas Assassinas. Aí fui procurar em tudo que era ferramenta de busca da época (eram tempos pré-Google) e nada. Foi ai que a criançada ficou rindo da minha cara, a ponto de soltar uma ironia:

– Mas não tem de tudo na Internet?

Pois é, isso acabou rendendo e para evitar de passar vergonha de novo eis que no dia 13/02 foi pro ar a primeira página sobre os Mamonas na Internet, feito por esse que vos tecla. Na verdade era um site feito com todo o conteúdo que eu consegui encontrar sobre a banda nas bancas de Taquara. Eu já tinha visto eles na TV, achava as músicas engraçadas mas nunca tinha corrido atrás.

E então em menos de um mês eis que acordo no domingo depois do almoço (afinal a noitada de sábado foi boa) e o meu pai mostra na TV: “os Mamonas morreram”. Aí o negócio foi pegar minha bicicleta, atravessar metade de Taquara e mudar a capa do site para uma mamona chorando sobre um fundo preto.

Nunca fiz um printscreen dessa capa. Chegou a sair em uma revista mas eu mesmo não tenho essa imagem. E até mesmo os originais do site eu consegui perder num HD que baleou. De qualquer maneira existe o Wayback Machine do WebArchive que permitiu que eu recuperasse a página e pudesse prestar esse pequeno tributo ao dia em que eles se foram, há exatos 20 anos.

mamonas