Jabber para as massas

O Jabber é um protocolo aberto para comunicadores de mensagens instantâneas. Sim, ele é um concorrente para o MSN, o ICQ, etc, etc, etc… A grande vantagem é que ele tem clientes para tudo que é plataforma imaginável. Se você acha que isso não é importante, então tente conversar via MSN com um usuário de Linux. Ok, eu sei que há clientes MSN para Linux, mas esses clientes foram feitos a partir de hacks em cima do protocolo do MSN, já que a especificação não é aberta. Assim sendo, volta e meia pode haver alguns problemas de comunicação…

Pois bem, eis que apareceu hoje mais um cliente jabber: Google Talk. Sim, o Google lançou um comunicador instantâneo, comunicador esse que usa o protocolo Jabber. O que quer dizer isso? Quer dizer que mesmo não tendo (ainda) uma versão para Linux ou Mac os usuários desses sistemas podem se comunicar com os usuários do Google Talk sem problemas, seja usando o Psi, usando o GAIM ou usando qualquer outro cliente jabber que quiser.

Além de fazer uso de um protocolo aberto, o Google Talk merece destaque por ter uma interface clean 🙂 Nada daquelas sujeiras que se vê no MSN ou no ICQ ou no YMessenger 🙂 É interessante ver o que ele faz com as janelas quando você está conversando com mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

E a pergunta que não quer calar: ele vai desbancar a popularidade do MSN? Acredito que ainda não. Afinal não tem como passar fotos e arquivos de um usuário para outro por ele, não tem como abrir chats, além de não ter opção para webcam. De qualquer maneira é uma boa dar uma olhada nele 😉

E para quem quiser achar usuários para conversar já tem uma comunidade no Orkut sobre o Google Talk, onde inclusive se acha dicas.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário