Navegando no Vista

Imagine a seguinte situação: você tem um empresa de software que desenvolve uma série de programas e, um dia, se sentindo ameaçada em seu negócio, resolve criar uma versão gratuíta de um software concorrente, que era um shareware (ou seja: você baixava de graça, usava por um tempo e se fosse usar de forma comercial você tinha que pagar por ele). A estratégia dá tão certo que simplesmente mata a concorrente, de forma que você passa a dominar o mercado. Contudo, você agora tem um pepino na mão: manter atualizado um software na qual você não ganha dinheiro de forma direta. Pior: como você teve que integrar o software aos sistemas que você vende, criando uma relação de dependência, é fácil o erro que há em um se refletir em outro, diminuindo a segurança dos produtos como um todo, o que acaba fazendo com que a imagem da sua empresa fique arranhada. Tão arranhada que usuários passam a usar outros softwares no lugar do seu, pois, mesmo não sendo tão fáceis de usar e/ou rápidos, são mais seguros, seja porque tem menos gente explorando falhas, seja porque são construídos de forma melhor. E dentre estes softwares alternativos está justamente o seu antigo concorrente, aquele que você tirou do mercado, que agora está com o código fonte aberto e a cada dia que passa conquista mais e mais usuários. E aí, o que você faz? Vale a pena investir em continuar desenvolvendo o seu produto, justo ele que é responsável por grande parte das críticas à sua empresa, ou será que faz mais sentido adotar o antigo concorrente, já que tendo ele o código liberado sob uma licença que permite que se desenvolva um produto fechado é possível se criar uma edição customizada e, porque não?, fechada se assim se desejar? E aí, o que você faria?

Pois é, é fácil perceber que a empresa em questão não é a sua, mas sim a Microsoft, e estamos falando do IE, do Netscape, do Linux e do Firefox. E a resposta da pergunta pode estar nesse email que a Microsoft mandou para o grupo Mozilla:

From: sra…@microsoft.com
Date: Sat, Aug 19 2006 4:52 pm
Email: sra…@microsoft.com
Groups: mozilla.dev.planning

Schroepfer and all:

I sent this invitation to s…@mozilla.org as well, but in case their spam filters are set to block @microsoft.com email addresses, I’m posting here.

I am the Director of the Open Source Software Lab at Microsoft, and I’m writing to see if you are open to some 1:1 support in getting Firefox and Thunderbird to run on Vista.

As part of my mission as an advocate for open source applications on Windows, I’ve gotten spaces set aside at the Windows Vista Readiness ISV Lab. In the past the company has only invited commercial software developers to these labs. I’m committed to evolving our thinking beyond commercial companies to include open source projects, so I went to the non-trivial effort of getting slots for non-commercial open source projects.

The lab itself is a 4-day event held in Redmond every week through December 2006; we provide secure office space for 4 people, hardware, VPN access, and 1:1 access to product team developers and support staff.

If you’re interested, please send email to sra…@microsoft.com, jcan…@microsoft.com, and mfran…@microsoft.com – I’m on vacation through 8/27, but Jamie Cannon and Michael Francisco will help you get tracked in.

You can learn a little more about my lab on our site, http://port25.technet.com.

Best regards,
Sam Ramji
Director, Open Source Software Lab
Microsoft Corporation
(510)913-6495

Sim, eu sei: não está ali no email “queremos adotar seu produto no Vista”. Possivelmente vai ser discutido o que a Microsoft pode fazer para que os usuários do Vista tenham “uma melhor experiência” no que se refere ao uso do Firefox e uma melhor integração entre o Outlock e o Thunderbird. De qualquer maneira eu não deixaria de lado a hipótese da Microsoft um dia se juntar no desenvolvimento do Firefox, visto que o IE é um produto que representa gastos sem retorno. Vale lembrar que a Microsoft já usou partes do código da pilha TCP/IP do FreeBSD no Windows NT, que o Hotmail ainda roda sobre FreeBSD e que para a Microsoft a licença GPL é que é um vírus, não a BSD. Assim sendo, não é de se estranhar que daqui a alguns anos tenhamos uma raposinha dando voltinhas ao redor de um e.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário