Parte da culpa

E eis que aconteceu: mais de um milhão de peixes mortos. Aqui, no rio que abastece minha cidade. Já conseguiram determinar que foi do Arroio Portão que veio a carga de poluentes responsáveis pelo desastre ambiental, sendo que a Fepam já autuou 3 empresas.

Bem, que dizer de uma história dessas? Ah, temos que punir as empresas que foram responsáveis por isso, sem dúvida, mas é de se perguntar até que ponto eu tenho responsabilidade sobre o que aconteceu. Afinal ao que tudo indica é que tal tragédia só ocorreu porque o nível do rio está abaixo do normal, o que o torna mais frágil diante da presença de poluentes, além do que o esgoto de São Leopoldo não é devidamente tratado. Aí que entra minha parcela da culpa. O que me consola é que gasto muita água tomando banho, não fazendo coisas fúteis como ficar lavando calçadas ou automóveis, mas de qualquer maneira eu ajudo a tornar o rio mais frágil.

Pois é, é hora de rever o uso que eu faço da água lá em casa. Fico com vergonha de só pensar nisso depois de ocorrer um evento desses. 🙁

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário