Um pequeno detalhe…

Info Online: AMD anuncia fim do micro polular PIC

A AMD publicou, na divulgação de seus resultados trimestrais, que não planeja mais fabricar o Personal Internet Communicator (PIC), seu computador de baixo custo para a navegação na internet.

O PIC foi criado pela AMD e, inicialmente, era comercializado pela Telefônica. Com algumas limitações, o computador era voltado para o acesso à internet discada e usava um televisor como monitor. A conexão era feita por linha discada e usava preferencialmente a conexão da iTelefônica, o provedor gratuito da Telefônica.

Desde maio deste ano, a Telefônica deixou de ser responsável pelas vendas do PIC, que passou a ser comercializado por lojas eletrônicas. As dificuldades em tornar o produto lucrativo fizeram a AMD descontinuar o projeto. De acordo com a assessoria da empresa, a AMD divulgará um comunicado explicando os motivos da decisão.

Pois é, é triste ver que um belo projeto foi pras cucuias por causa de alguns detalhes… O PIC tinha um hardware que não era nenhuma maravilha, mas que podia ser bastante útil para pessoas sem muita grana. Veja bem: ele tinha um processador AMD Geode 500 MHz, 128 Mb de memória, um HD de 10Gb, um modem integrado 56K e 4 entradas USB. O quê? Com um hardware desses é impossível fazer qualquer coisa útil? Oras, o hardware ideal (segundo a Microsoft) para rodar o Windows XP é um PC com 300 MHz, 128 MB de RAM e 1.5 GB de espaço em disco, de forma que dizer que o equipamento não servia para nada era no mínimo má vontade. Além disso o projeto inicial permitia que ele utilizasse uma TV com monitor (logo o usuário poderia acessar a web ou editar textos usando uma resolução de 512×384), de forma que o usuário que não tivesse dinheiro para comprar um monitor num primeiro momento podia fazer uso da sua velha TV em casa, até comprar um monitor normal. Sim, nenhuma maravilha, porém imagina que você precisa de um computador para editar textos, rodar uma planilha eletrônica, fazer coisas básicas. Não, você não quer um computador que seja um console de videogame, mas sim algo que sirva para ser útil.

Pois é, o PIC prometia ser isso, se não fosse um detalhe: ele usava como sistema operacional o Windows CE. Não, nada contra o Windows CE: ele é uma versão do Windows que não tem metade dos problemas do Windows XP (no projeto do CE não foi preciso se preocupar com coisas como retrocompatibilidade), ele é rápido e seguro, só que tem poucos softwares. E para piorar a AMD veio com a idéia idiota de que a instalação de programas só podia ser feita por meio de downloads via provedor de acesso e até mesmo os drivers de dispositivos devem ser específicos para o PIC. Ou seja: nesse computador você usava um editor meia boca a la Microsoft Works, o IE, o Messenger e deu pra bola. Ok, tinha mais alguns utilitários, mas pô, você não tem nem um editor gráfico decente à tua disposição! E se quiser vai ter que baixar via modem de um site… Não não tinha como dar certo uma coisa dessas, mesmo com o baixo preço que ele tem (só 600 reais com monitor de 15 polegadas). E o pior é saber que esse computador aí roda o Ubuntu.

Bem, bye bye PIC. É triste ver que um hardware que podia ser útil para um monte de pessoas morreu por causa da febre “tem que rodar Windows” que impera no mundo da informática…

Update: acabo de ver que no Submarino vendem uma versão do PIC sem monitor por 300 reais. É de coçar os dedos ver um hardware desses por um preço tão baixo ali, pedindo para ser hackeado… Acho que vou ficar de olho para ver por quanto vai custar quando colocarem como “queima de estoque”. 😀

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário