Marx disse que o gol não mais valia

Meses atrás um email pro Google dando como sugestão de serviço para o Google Vídeo um serviço de legendas. Eles mandaram email agradecendo, dizendo que a idéia era interessantee que iam pensar no caso. Bem, os meses passam e o que temos lá? Pois é, nada… Bem, é por essas que acho que na real na real o Google devia me contratar para a área de projetos =D

Mas enfim, o caso é que uma das coisas boas da chamada Web 2.0 é que se você disponibilizar APIs boas idéias não se perdem, afinal de contas se você não faz por falta de tempo ou interesse há quem faça. E eis que o Mojiti fez o que eu queria: botou legendas nos vídeos online. E botou mais: comentários, de forma que no meio do vídeo pode ter comentários sobre uma cena, um detalhe que não é muito visível, essas coisas. Fico pensando no uso desse site por professores, afinal além de legendar tutoriais os alunos ainda podem comentar aspectos obscuros. do que está sendo mostrado ali. Eu sinceramente não consigo parar de pensar em usos educativos para essa ferramenta aí.

E o detalhe é que o processo de legendar/comentar é extremamente simples. Por exemplo, partindo de uma versão já legendada do vídeo Web 2.0… The Machine is Us/ing us eu fiz uma legendagem em português em pouco mais de 15 minutos. Processo rápido, sem grandes complicações, onde eu perdi mais tempo para tirar algumas dúvidas no tradutor do Google do que qualquer coisa. Afinal quem me conhece sabe que o meu inglês é do Bronx…


Pois é, eis um site de tirar o chapéu: simples, útil, sem frescuras, com potenciais enormes de uso. Coisa boa ver ferramentas como essa na rede! 🙂

E… hmmmm… bem, como estamos no Brasil e sempre alguém sacaneia, a pergunta que fica é: quanto tempo vai levar para alguém legendar para o inglês o crássico As arveres somos nozes? Eu da minha parte espero com ansiedade para ver qual será a boa alma que vai legendar a partida de futebol do filósofos do Monty Python!

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário