E quem irá comer dessas larvas?

O vale do Rio dos Sinos está enfrentando uma praga, a praga do mosquito. Simplesmente as cidades estão tomadas pelos insetos, em quantidade tal que tem até criança de Novo Hamburgo sendo hospitalizada. E uma das explicações encontradas para a proliferação é o clima chuvoso. Olha, não duvido que seja decorrente da época de chuva, mas o fato de ter havido uma grande mortandade de peixes no Rio dos Sinos nesse verão não seria uma boa explicação? Afinal os peixes se alimentam das larvas dos mosquitos, e com a poluição matando os peixes, não estaria aí a explicação?

Bem, o caso é que o Rio dos Sinos pena. Já estão sendo adotadas algumas medidas, tais como o recolhimento do lixo que chega até São Leopoldo, ali debaixo do viaduto da BR. Em Taquara esses dias os prefeitos da região se reuniram justamente para tomar umas medidas, e espero que a marca do cafezinho consumido não seja Medida. Aliás será que existe alguma Cachaça Medida? Enfim, vamos ver se não se fica só nas boas intenções, vamos ver se vemos ações, seja no que diz respeito ao controle ambiental, seja no que diz respeito à conscientização.


Aliás, falando em conscientização, muito legal o projeto/exposição rio dos sinos fúnebres, conduzido pelo Sérgio Rodrigues, pelo Felipe “Meck” Oliveira e pelo Giovanni Paim. ali nos pilares de sustentação do Trensurb Estação São Leopoldo. Com a palavra o Meck:

A idéia da exposição é chamar a atenção e indagar as pessoas sobre o problema da poluição que as cidades do vale dos sinos estão enfrentando com o seu rio. Para isso estão sendo organizadas algumas ações na cidade de São Leopoldo. Uma exposição de arte que contará com a presença do amigo e artista plástico Sérgio Rodrigues e o amigo e fotógrafo Giovane Paim. A exposição/manifestação, se expande para as ruas da cidade mais violenta do Vale dos Sinos e chega aos pilares de sustentação do metrô, mas precisamente na estação São Leopoldo. E é aí que pretendo contribuir com a parada. Ainda estou em fase de criação mas a idéia é trabalhar com stencils e colagem de impressões gigantes.

Pois é, o Sérgio diz que arte não vai salvar ninguém. Mas será que não vai mesmo? Afinal arte é conscientização também.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário