Capitalismo

Rolou essa semana um evento bastante inusitado, onde a Microsoft Brasil convidou uma série de blogueiros que falam sobre tecnologia para conhecerem o Windows Vista, além de outros produtos. Achei a coisa bem interessante, até pelos blogueiros escolhidos, que geralmente tem posições bem críticas em relação à Microsoft e que não são baba-ovos como o Baboo. Não, não vejo como uma tentativa de cooptar tais blogueiros para o lado escuro da Força ou qualquer bobagem do gênero. Se assim o fosse a Microsoft teria procurado cada um desses blogueiros em particular, faria um acordo de confidencialidade e daria um brinde (algo como um notebook com o Vista rodando) para cada um. Mas não, foi um encontro às claras, onde a empresa apresentou produtos para os blogueiros. Na verdade trataram os blogs como veículos de comunicação e (principalmente) opinião que eles são. Se tanto um blog como uma revista forem conduzidos de forma séria qual é a diferença de um artigo ser publicado tanto num como noutro? Vou achar que o Joel Spolsky escreve não é tão importante quanto o que publicado pelo Dvorak por causa da mídia? Claro que não. Aliás como não levar a sério a opinião de um cara que foi gerente de desenvolvimento do Excell?

Mas enfim, o caso é que o encontro ocorreu e foi apresentado para o Vista para o pessoal, nada muito diferente do que seria se tivessem jornalistas de publicações técnicas. A diferença é que na hora do pessoal fazer o networking é que em vez de ficar olhando crachás eles ficaram se apresentando. E dessas apresentações a que eu achei a mais legal foi a do MarioAV: “eu sou o cara que já trabalhou para a Macmania, mas hoje em dia trabalha para a revista oficial do Windows Vista“. Fiquei pensando em como isso pode dar um nó na cabeça das pessoas… 🙂

Mas daí, quando percebi, estava pensando em como eu me apresentaria caso fosse convidado para um evento desses. Duvido muito que isso aconteça, já que não tenho muito o que falar sobre o Vista (possivelmente só vou botar minhas mãos numa cópia dele daqui a alguns anos, quando inventarem alguma coisa que torne meu PC de 1.2 GHz realmente obsoleto, e como atualmente ele está suprindo perfeitamente minhas necessidades…), mas enfim fiquei imaginando. Fiquei me perguntando se eu teria coragem de dizer algo como

Oi, sou usuário Microsoft que usa também Linux. Aliás como usuário Windows acho o Linux a melhor coisa que pode ter aparecido, já que tira a Microsoft da posição de conforto. Se o Firefox não tivesse aparecido quantos anos mais levaria para o Internet 6 ser atualizado?

Hmmm… não, acho que não faria uma coisa dessas. Ia ser uma atitude por demais infantil. Mas o caso é que essa “apresentação” aí sintetiza o que eu acredito: sem a concorrência dos sistemas abertos e (principalmente) do MacOS X os produtos Microsoft até evoluiriam, mas num ritmo bem mais lento. E é gozado ver como tem gente que se declara capitalista que fica torcendo pelas empresas maiores, abraçando a causa, sem parar para pensar que um monopólio é pior para a economia que qualquer regime comunista. Aliás o que é o comunismo senão um monopólio estatal? É por conta disso que eu torço para que o Linux cresça mais e mais, que o FreeBSD cresça mais e mais, que o MacOS X cresça mais e mais. Nesse crescimento quem ganha sou eu, consumidor, que a partir da concorrência vê os produtos que usa sendo melhorados.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário