Medo do Mobilis


É incrível como não se acha quase nada sobre o tal do Encore Mobilis na rede… E para completar a página da Telavo não fala nada sobre o assunto, não tem nenhuma página de pré-venda na Polishop, nada.

Mas o que me assusta mesmo é que não achei uma página que fosse com o texto de um usuário do Mobilis. Nenhuma. Isso sim que me dá medo. Era de se esperar que se pudesse achar uma página que fosse dizendo “estou usando o Encore Mobilis e gostando” ou “uso essa droga e ela não presta”, mas nada… Achei um grupo de usuários no Google Groups, mas lá só tem 2 integrantes (3 comigo) e apenas duas mensagens, lá de 2005. Procurei no Yahoo Answers e nada. Procurei por foruns e nada. Nada. Simplesmente nada. A essas alturas do campeonato eu só acredito que esse computador existe e é útil por causa das impressões do Jaime Balbino.

E por que eu fico com medo por não encontrar mensagens de usuários? Porque são justamente os usuários que podem dizer o que dá para fazer ou não com esse computador. Vale lembrar: ele usa uma distribuição não muito conhecida (a Linux Montavista) que roda sobre um chip (o Intel PXA-255) que não é o mesmo que a gente vê no nosso desktop de todo santo dia. Assim, é de se perguntar: como os usuários fazem para instalar programas nele? Pelo que eu vi das fotos do Mobilis ele não vem, por exemplo, com o Gimp. E se eu quiser instalar? Tem como? No Ubuntu você vai em Adicionar Aplicações e voilá, tem todo um mundo de aplicativos para instalar. E nessa distribuição, tem algo parecido? E se não tiver, há como o usuário abrir uma janela de terminal e apelar pro velho make install? Aliás, ele vai encontrar algum compilador C na máquina? Vi na apresentação que a Encore fez no Encontro Empresarial IBSA que o mesmo tem instalado o .GNU Engine, assim como uma JVM, mas isso num item “Advanced”. É de se perguntar se algo como o Discador de Internet Gratuíta roda nesse bichinho, não?

Eu fico me perguntando se o pessoal que está desenvolvendo o Mobilis no país pensou nisso. Espero que sim. De qualquer maneira, dia primeiro de julho tô na página da Polishop pedindo o meu 🙂 Como o que eu mais quero é um dispositivo móvel que me permita ler textos no ônibus esse bichinho vem bem a calhar. Se tiver um leitor de PDF perfeito, o pessoal da eBooks Brasil e do Domínio Público agradecem, senão o jeito vai ser recorrer pro bom e velho HTML de guerra.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário