Mobilis só em setembro

O que acontece quando você tenta transformar um computador portátil em um receptor de TV Digital? A resposta é: burocracia.

Na sexta-feira antes do encontro recebi a notícia de que os entraves burocráticos haviam terminado e finalmente o Mobilis entrará em produção no Brasil até setembro.

Engraçado, pois achava que algumas poucas unidades para testes já haviam sido produzidas na fábrica do sul do país, para “aquecer” a linha de produção. Na verdade não há mais nenhum Mobilis no Brasil além dos 40 que estão em teste pelo projeto UCA.

A questão é que a legislação brasileira é muito complicada, para se aproveitar incentivos diversos deve-se acatar regras muitas vezes estranhas e defasadas. Por exemplo, o Mobilis já sair de fábrica pronto para receber a TV Digital Brasileira (que estréia em dezembro), mas os setup-box (conversores para a TVDB) só podem ser fabricados na Zona Franca de Manaus e não podem conter outros componentes. Só assim é possível aproveitar os incentivos fiscais que o governo está dando.

Na prática significa que o Mobilis pode ser fabricado no sul do país, mas o setup-box deve ser feito em Manaus, como um componente externo que se encaixa ao Mobilis. Fazer os dois juntos sai mais caro do que fazer os dois separados, em fábricas distantes milhares de quilômetros.

De qualquer maneira, em setembro (ou pelo menos antes do Natal) teremos o primeiro laptop/UMPC/sei lá… de baixo custo sendo produzido em larga escala. Num modelo único no mundo.

O pessoal da brasileira Telavo e da indiana Encore têm sido muito visionários para bancar esta brincadeira em meio a tantas dificuldades financeiras e burocráticas.

Pois é, pois é. Eu da minha parte que nem tenho TV em casa, e nem quero, a não ser para olhar DVDs, fico me perguntando porque isso tudo… Afinal qual é o sentido em transformar um computador m-ó-v-e-l em um receptor de TV????? É para o consumidor deixar o computador parado em casa? Não tem muito sentido isso.

Mas enfim, como o Jaime Balbino disse só em setembro o Mobilis entrará em produção. Isso quer dizer que provavelmente só em dezembro a gente vai ver esse aparelho à venda.

Só em dezembro…

Bem, taí um belo presente de Natal, não? Só espero que coloquem ele no mercado com um layout clean, nada colorido para a criançada. Seria embaraçoso ficar lendo PDFs sobre PMI num dispositivo cheio de desenhos do X-Men. 😀

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário