5 anos sem Mamonas

Hoje faz 5 anos que os Mamonas Assassinas morreram num acidente de avião. É gozado olhar para trás e ver que no dia 13/02/1996 eu fiz a primeira página sobre o grupo na Internet e só fui ouvir o CD deles pela primeira vez no dia 01/03, um dia antes do acidente. Porque eu fui fazer uma página dos Mamonas se nem conhecia o trabalho deles direito? Bem, é melhor ler a história na própria página. O fato é que eu ouvi e gostei do trabalho deles. Não achei nada excepcional, mas achei bem feito. E havia umas verdadeiras pérolas, como a música 1406, que tinha o estribilho:

MONEY, que é GOOD nóis num HAVE (HEAVY!)
Se nóis HAVasse nóis num tava aqui WORKando,
o nosso WORK é PLAYá.

Depois dos Mamonas veio uma série de bandas tentando repetir a fórmula deles, de rock com humor. A que se saiu melhor foi Os Virgulóides, que, como disse meu amigo Leandro Mohr, faziam samba prá inglês ouvir. Mas, mesmo assim, seu sucesso ficou restrito a uma única música, que foi Bagulho no Bumba. Se eles fizeram coisas melhores que isso ninguém sabe ninguém viu… Das outras bandas que tentaram seguir a trilha lançada pelos Mamonas tem uma que merece destaque: é a Banda Repolho, de Chapecó – SC. Infelizmente essa banda nunca fez sucesso, já que eles tinham letras realmente engraçadas. E só ver esse trecho onde eles falam da cidade deles: “Aqui não acontece nada, não há nada para fazer, você olha para mim, e eu olho para você!”.

Mas o fato é: 5 anos se passaram, e o Rock Brasil nesse meio tempo não melhorou muito. Os Mamonas podiam ser insuportáveis devido à super-exposição, mas ao contrário de bandas como O Surto eles sabiam tocar e bem. E eles conseguiram fazer do rock um sucesso, mesmo na época do sertanojo e do “pagodi”, abrindo espaço para bandas sérias, como Chico Science, que apareceram na mesma época.

Deixe um comentário