Uma questão de justiça

Pois é, podem me chamar de chato, acharem que não tenho mais nada de útil para fazer nessa vida, mas esse fim de semana fui tomado da indignação e meti a boca numa coisa que achei uma grande de uma injustiça. Foi o seguinte: estava visitando o blog da Cora Ronai quando vi lá que havia um link para uma matéria da revista TI Master falando sobre os 10 anos da Internet no Brasil. Na hora eu fiquei com uma pulga atrás da orelha: 10 anos? Mas peraí, em 1991 a RNP já tinha um backbone! Fui no artigo em questão e constatei que estava sendo colocado a disponibilização de acesso à rede para jornalistas e ONGs na Eco 92 como sendo o marco zero da Internet no Brasil, e que a partir dali o Brasil passava a ter Internet, visto que esta deixava de ser única e exclusivamente acadêmica.

Confesso que surtei. Afinal, com isso simplesmente se desprezava toda uma história desenvolvida nas universidades, relegando uma luta enorme que houve para se implementar a rede no Brasil para um segundo plano. Mandei uma mensagem para a TI Master reclamando e no blog da Cora coloquei uma observação chamando a atenção para o equivoco e a injustiça que estava havendo. Outras pessoas também se manifestaram, concordando que dizer que a Internet no Brasil tinha 10 anos era um erro. Inclusive a própria Cora se lembrou que tinha uma conta pirata e que fazia uso dela para acessar a rede. Resultado? A TI Master mudou o título de sua matéria, de Os 10 anos da Internet no Brasil para Pioneiros da Rede. Quase não mexeu no conteúdo, mas fez algumas mudanças. O chato é que nesse meio tempo o CIPSGA anunciou os 10 anos, e é de se apostar que outros sites como o Ponto BR e o 404 Not Found vão replicar a mensagem, como é hábito entre os sites slashdot like

Agora a pergunta: deveria ser comemorada os 10 anos da disponibilização pública, além dos centros de pesquisa, da Internet no Brasil a partir da Eco 92? Sim, claro, mas deveria ser deixado bem claro que a primeira vez que o país se conectou à rede foi em 1987, e que a primeira conexão permamente oficial à rede foi em 1988. Temos que reconhecer o trabalho pioneiro do pessoal das universidades, que tiveram a idéia maluca de se ligar em rede com o resto do mundo.

Vale lembrar que em 1997 tinha muita gente que ainda se perguntava para que servia essa tal de Internet. Então imagine o que se teve que gastar de lábia no final dos anos 80 para convencer reitores de universidades e fomentadores de pesquisa que valia a pena investir numa estrutura daquelas, que valia a pena gastar algums milhares de cruzeiros, cruzados, ou coisa do gênero, em linhas telefônicas 24 horas. Marcar o início da Internet no Brasil ao momento que a mesma foi disponibilizada além dos centros de pesquisa é o mesmo que comemorarmos o advento da interface gráfica a partir da sua disponibilização pela Apple, e não a partir da sua criação pela Xerox. Assim, que se reconheça os esforços pioneiros de pessoas como Oscar Sala, Tadao Takahashi, entre outros.

E se é para se definir uma data de nascimento para a Internet no Brasil, que se defina como sendo o momento em que a a FAPESP oficializou a sua conexão com a rede, mantendo-a de forma permanente, e que todos os esforços anteriores sejam vistos como um belo e heróico trabalho de gestação. Assim sendo, ano que vem podemos comemorar com toda justiça os 15 anos de Internet no país, coisa que não foi feita quando a rede por aqui fez 10 anos, em 1998.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário