Criando uma aplicação Windows em Python

Criar uma aplicação Windows utilizando Python é extremamente simples. A primeira coisa que é necessário é, obviamente, instalar o Python. Feita a instalação cria-se uma aplicação usando o tkinter, que é a biblioteca padrão para GUI do Python. Por exemplo, um Hello World:

# File: hello.py
from Tkinter import *
root = Tk()
w = Label(root, text=\"Hello world!\")
w.pack()
root.mainloop()

Para executar ele basta salvar num arquivo hello.py (para manter as coisas organizadas vamos criar um diretório específico para isso: testpy) e ir na linha de comando. Lá você executa o seguinte comando:

C:\\>cd testpy
C:\\testpy>python hello.py

Nesse momento se abrirá uma janela com o indefectivel \”Hello World\”. Utilizando o tkinter você pode contruir aplicações completas do ponto de vista gráfico sem problemas, e com uma vantagem: são portáveis.

Contudo o que estamos vendo aqui é que queremos construir uma aplicação Windows usando Python. Assim sendo, não tem sentido fazer um aplicativo que você tem que instalar o interpretador da linguagem, caso você queira distribuir tal programa. Assim, o caso agora é instalar o py2exe, um gerador de executáveis win32 para o Python. Feita a instalação é necessário criar um arquivo de configuração para o py2exe poder trabalhar.

Por exemplo, para gerar um executável do nosso hello.py, é necessário criar um arquivo setup.py com o seguinte conteúdo:

# setup.py
from distutils.core import setup
import py2exe

setup(name=\"hello\",
      scripts=[\"hello.py\"],
)

Note que esse é o exemplo mais comum de um arquivo de setup. É aconselhável dar uma boa olhada na documentação para poder, entre outras coisas, atribuir um ícone para o seu aplicativo… Uma vez criado o arquivo entre com o seguinte comando para iniciar a compilação:

C:\\testpy>python setup.py py2exe -w

No caso o parâmetro -w está informando ao py2exe que você está criando uma aplicação Windows, e não uma aplicação que vai rodar dentro de uma janela modo texto.

Feita a compilação você verá que foram criados dois diretórios: build e dist. O diretório build contêm as bibliotecas que foram utilizadas para a compilação do aplicativo, e é interessante manter elas para agilizar o processo de recompilação. No diretório dist está o aplicativo propriamente dito, no caso dentro do sub-diretório hello. Ali dentro você encontrará, além do arquivo hello.exe, os arquivos necessários para a execução do programa. Agora é só pegar o diretório, empacotar e distribuir o seu programa, de preferência com o código-fonte junto, já aqui estamos compilando o código não é para esconder ele, mas sim para simplificar a vida do nosso futuro usuário, não? 😉

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário