Contando dólar

Levando em conta que as palestras sobre as novidades do kernel 2.4 e sobre o uso de software livre nas forças armadas não chamaram a minha atenção, cheguei um pouco mais tarde no Fórum Internacional Software Livre 2001 ontem e fui assistir a palestra sobre a Rede Escolar Livre RS. Participaram da palestra crianças que estão aprendendo informática em laboratórios com computadores rodando Linux, mostrando que é possível ter o primeiro contato com a informática usando software livre e que dá para usar o Linux como desktop (ao contrário do que saiu na FOXNews, por sinal). Foi bem interessante a participação da professora Léa Fagundes, uma das defensoras mais antigas no Brasil do uso de computadores no ensino fundamental, lembrando que o fato do aluno poder mexer nas entranhas dos programas caso sua curiosidade se manifeste é algo extremamente positivo, e por isso e por outros motivos que projetos educacionais deveriam ser abertos.

À tarde houve uma palestra sobre PHP, feita pelo criador da linguagem, Rasmus Lerdorf. Foi feito um histórico da linguagem explicando como o mesmo cresceu graças ao fato dele ser livre, e como ele pouco a pouco foi delegando partes da linguagem para voluntários, de forma que hoje ele é mais um coordenador que um desenvolvedor da mesma. Depois, ele foi apresentando a linguagem. Foi uma verdadeira aula, e para os que quiserem dar uma olhada é só acessar o endereço http://conf.php.net.

Depois houve no plenarinho uma atividade paralela, onde Luciano Ramalho, da Hiperlógica, fez a palestra “Desenvolvendo Sites de Conteúdo com Zope”. Zope é um servidor de aplicações que facilita a criação de web sites dinâmicos. A plataforma Zope contém um servidor de alta performance (que pode ser utilizado de forma integrada com o Apache), um banco de dados orientado a objetos, além de um ambiente para o desenvolvimento de aplicações web. Usando o Zope, você trata as suas páginas como objetos, onde há recursos de hereditariedade e introspecção. Ele é utilizado por empresas como Bell Atlantic, GE, CBS, Jornal do Brasil, Revista Época, IDGNow, BOL e América Online. O Ramalho chamou a atenção de que a grande vantagem do Zope sobre o PHP é que há camadas de desenvolvimento do sistema, evitando que num único arquivo você acabe tendo que trabalhar com 4 códigos diferentes (PHP, HTML, Java e SQL), tudo misturado. No Zope não há este problema. Na verdade, o (grande) problema do Zope está no aprendizado, já que como tudo alí nele é orientado a objeto, você tem que mudar a sua forma de conceber um site. Contudo, uma vez se acostumado, há um ganho enorme no que diz respeito a desenvolvimento de soluções web. Aos interessados, pode-se pegar as transparências das palestras aqui.

E saindo do assunto fórum, aconteceu uma muito boa hoje de noite: levei a Márcia até o ônibus dela e ficamos alí, namoricando enquanto o bicho não ia prá Taquara. Depois que ela entrou no ônibus, um carinha que estava por perto só olhou prá mim e disse:

– Pô, ficar contando dólar na frente de pobre é ruim, hein?

Tive que rir. Fazer o quê?

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário