Mozilla? Que Mozilla?

Tenho um colega da lista Poanet, o Ari Ricardo Ody, que recentemente adotou o Mozilla. Pois conversa vai conversa vem ele solta a seguinte pergunta: \”Mozilla é ou não derivado do Netscape afinal? A proposito, até onde sei o Netscape nos últimos estertores era código aberto também. Ou não?\”.

Bem é o seguinte: em 94 foi criado um browser chamado NCSA Mosaic, que era um projeto universitário do Marc Andreessen, e que carinhosamente tinha o apelido de Mozilla. Esse foi o primeiro browser gráfico, com suporte a imagens. Quando ele fundou a Netscape junto com o Jim Clark o nome do browser foi mudado para Netscape e Mozilla passou a ser o mascote do browser. Detalhe interessante: o nome interno Mozilla permaneceu, tanto que quando acessava um site o browser se identificava ao servidor como sendo Mozilla, não Netscape. Quando o Internet Explorer veio ao mundo ele era derivado do Spyglass Mosaic, que também usava o nome interno Mozilla [afinal ele era baseado no Mosaic original] e o browser passou a se identificar como Mozilla IE, coisa que acontece até hoje. Que bela bagunça, não?

Então, em janeiro de 1998, foi anunciado que o Netscape Communicator passaria a ser gratuito (até então era um shareware) e teria seu código-fonte aberto. Aí foi criado o projeto Mozilla, que tinha como objetivo abrir o código e organizá-lo, retirando o que fosse código licensiado. Quando o código foi aberto se viu uma grande de uma maçaroca ali, visto que, para enfrentar a Microsoft, novas rotinas eram simplesmente colocadas no código do browser sem maiores cuidados. O que fez então o grupo Mozilla? Ela resolveu reescrever TODO o código do zero. Tudo que foi criado para o Netscape Communicator seria repensado. Isso explica porque levou tanto tempo para o Netscape 6 vir ao mundo, tanto tempo que nem versão 5 teve… E o Netscape 6 é um browser derivado do Geeko, que é o renderizador de HTML do Mozilla. Sim, isso mesmo: o Netscape 6 não tem nada do código do Netscape 4. E o Mozilla, até o fechamento da divisão de browsers da AOL/Netscape (o Netscape.com continua sendo da AOL: ele agora é só um portal), era visto como uma plataforma de testes para o Netscape 6, 7 e posteriores. E aqui é que vai o X da questão: o Mozilla era aberto, o Netscape 6 em diante não. Porque isso? Porque o Netscape implementava tecnologias proprietárias, que não eram abertas. Ou seja: o Netscape em si NUNCA teve seu código aberto. O que era aberto era o Mozilla.

E hoje como tá essa história toda? Resumindo:
– O Netscape 7 existe mas dificilmente existirá um Netscape 8
– O Mozilla Group saiu da AOL e foi para a Mozilla Foundation, grupo que tem patrocínio da AOL, RedHat, IBM e outras empresas
– O browser Mozilla continua sendo uma plataforma de testes, mas agora para o browser Firebird

Bem, é isso 🙂

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário