HUAHUAHUAHUA!!!!!!!

Folha Online: Windows é o \”maior programa beta\” da história, diz Gartner

A idéia de que todos os \”programas têm falhas\” é um erro, disse Victor Wheatman, vice-presidente de segurança do Gartner, grupo de pesquisa em tecnologia.

Durante sua palestra no Encontro de Segurança de Tecnologia, realizada na segunda-feira, em Londres, Wheatman disse que essa máxima do setor só é válida porque as empresas continuam comprando aplicativos vulneráveis, em especial aqueles produzidos pela Microsoft.

Segundo ele, o Windows é o \”maior programa beta (de testes) da história\”. Wheatman também disse aos administradores de segurança para não esperarem muito da iniciativa \”Computação Segura\”, lançada pela companhia norte-americana para reduzir o número de vulnerabilidades nos softwares.

\”A Microsoft vai tentar e vai haver alguma melhora com o Longhorn (próxima versão do Windows), mas ela não vai resolver todos os problemas\”, afirmou ele, ao site \”The Register\” (www.theregister.co.uk).

De acordo com o instituto, as empresas precisam ter melhores controles de qualidade. Se 50% das falhas fossem removidas antes de o programa ser lançado no mercado, o índice de incidentes de segurança seria reduzido em 75%.

Menos gastos

O analista também é contra o mito de que as empresas que gastam mais com proteção são as menos vulneráveis. De acordo com ele, o que acontece é justamente o contrário: as empresas que gastam menos com segurança são as mais bem protegidas contra ataques e outras ameaças digitais.

Ele afirmou que os gastos com segurança devem cair nos próximos anos. Hoje, as empresas investem entre 6% e 9% de seus orçamentos de tecnologia em segurança, mas, em 2006, os gastos devem ficar entre 3% e 4%.

De acordo com o Gartner, as principais tecnologias para manter as empresas protegidas nos próximos cinco anos serão sistemas de prevenção de invasão, gerenciamento de identidade, autenticação em redes sem-fio, filtros anti-spam e aplicativos antivírus.

Finalmente alguém de um ógão que é ouvido teve corragem de chegar e dar a real . Palmas para o senhor Victor Wheatman, palmas! O pessoal da Microsoft e as empresas especializadas em segurança devem estar querendo o fígado desse cara! 🙂

Ah claro… qual é a visão sobre computação segura do Gartner, que não é colocada na matéria? É essa:

Gartner has identified IT security technologies enterprises will need over the next five years – and other technologies most companies probably won\’t need. On the enterprise shopping list is host-based intrusion prevention, identity management, 802.1X authentication and gateway spam and AV scanning. Security technologies Gartner reckons most companies can safely do without include personal digital signatures, biometrics, enterprise digital rights management and 500-page security policies.

Ou seja: vamos controlar o nível de paranóia crianças… Pode ser que você esteja usando um canhão para matar passarinho, com o detalhe que quantos mais canhões mais controles tem que ser feitos com maiores gastos.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário