Nos inimigos

E depois me perguntam porque eu não participo do Forum Mundial Social:

Polícia detém punks com bombas em Porto Alegre

Os detidos participavam do Fórum Social e pertencem a um grupo de punks.

A polícia civil de Porto Alegre deteve na tarde desta sexta-feira 43 pessoas que estavam em uma casa onde foram encontrados 30 coquetéis molotov, um vidro de pólvora e seis pequenas bombas.

Os detidos participavam do Fórum Social Mundial e pertencem a um grupo de \”punks\”, afirmou a polícia, acrescentando que ele é formado por 35 pessoas de outros Estados do Brasil e alguns estrangeiros do Uruguai, da Argentina e dos Estados Unidos.

O diretor do Departamento de Polícia Metropolitana de Porto Alegre, delegado Paulo César Jardim, disse que as autoridades receberam uma denúncia anônima de que um grupo de punks estava preparado para jogar bombas no fórum.

Segundo o delegado, os detidos disseram que queriam atirar \”nos inimigos\”. Um policial que participou da operação disse que, aparentemente, o grupo de punks teve confronto com skinheads na noite anterior no acampamento da juventude.

Os detidos foram levados à delegacia e estavam sendo liberados. Perguntados pela agência Reuters se realmente participavam do fórum e se eram punks, vários deles responderam: \”Não falamos com a imprensa burguesa.\”

A operação da polícia mobilizou 20 policiais. Os detidos estavam numa casa de dois andares no Bairro Bonfim, na capital gaúcha.

Ok, eu sei que esses caras são um pequeno grupo (afinal são 40 pessoas num grupo de 200 mil visitantes), eu sei que há um monte de gente bem intencionada no Fórum, mas o caso é que há sempre uns cabeças de bagre desses.

E esse grupo aí é um exemplo do que eu acho do fórum como um todo: uma grande reunião de pessoas que nem tem noção direito do que está fazendo lá, protestando por protestar. E sinceramente desse tipo de gente eu já estou de saco cheio a anos. Se de um lado há gente como o Lessig e o Gil apresentando propostas válidas (aliás, parabéns pro Gil pelo fato de ser uma pessoa acessível e aberta ao diálogo) de outro temos que agüentar figurinhas como esse punks aí…

Update: abro minha caixa postal e recebo uma nota esclarecendo essa história aí de bomba. Segue abaixo:

Carta Aberta à população e à imprensa, em prol da solidariedade ao Squatt Teimosia

Devido a larga e deturpada cobertura dada pela imprensa sobre o ocorrido no dia 28 de janeiro de 2005, quando a polícia adentrou o \”Espaço Kultural Autônomo Autogerido Squatt Teimosia\”, cituado na R. João Telles, 369, Bairro Bom Fim, Porto Alegre/RS, em busca de materiais explosivos alegando ter recebido uma denúncia anonima de que punks estariam prontos para os participantes do FSM no Acampamento da Juventude; sentimos a necessidade, enquanto gestores do Espaço Kultural, de desmistificar esta fantasiosa e oportunista armação.

O imóvel, que estava abandonado por mais de 7 anos, se tornando um estorvo para a comunidade local e não cumprindo com sua função social como determina o Plano Diretor do Município, hoje é um espaço ocupado, onde se realizam diversas atividades culturais gratuitas, como oficinas de malabares, fanzines, palestras diversas assim como o funcionamento de uma biblioteca comunitária, não sendo mais uma casa abandonada e tampouco um mero alojamento.

No dia do acontecido, os vários visitantes presentes aguardavam o início de mais uma atividade artística que estava programada para acontecer dentro da casa. Porém, com a inesperada invasão da polícia o que era para ser uma tarde descontraída reverteu-se em horas de tensão, humilhação, detenção e acusações infundadas.

Nos assusta como materiais tão comuns foram transformados em artefatos de guerra: garrafas de cerveja vazias recolhidas para reciclagem (um dos projetos desenvolvidos pelo espaço) se converteram em cocktaill\’ s molotov\’s; sinalizadores e fogos de artifício utilizados em apresentações teatrais desenvolvidas pelo nosso grupo de teatro se transformaram em rojões de poder ampliado; facas de uso doméstico tão presentes nos lares, foram encarados como parte do suposto armamento bélico.

Para completar a apreensão de ditos materiais perigosos, foram incluídos e confiscados fitas de vídeo VHS tais como o clássico Nosferatu, eventos realizados e documentários políticos históricos, além de um livro da Ed. L&M Pocket sobre anarquismo. É com receio que manifestamos aqui nossa indignação, tendo em vista que diante deste ocorrido nossa liberdade de pensamento e vivência se encontram à mercê de manipulações e repressões. Esta é a cultura do medo, que distorce e os fatos para coagir as pessoas e tentar acabar com as manifestações culturais que não são controladas pelas instituições e órgãos estatais e privados.

Afinal, num mundo onda a cultura é um produto a ser vendido e consumido, a cultura como vida incomoda, e esta é a única ameaça que representamos. Esta é a nossa teimosia.

Squatt Teimosia
30 de Janeiro de 2005

O que eu acho engraçado é que junto com essa carta aberta aí veio o pedido:

Olá pessoal, o primeiro que vamos fazer é o seguinte, pedir a vocês que nos ajudem a divulgar esta carta em todos os cantos possíveis, em toda a mídia disponível, aos emails de todos os editores de todos os jornais existentes, em todas as páginas libertárias, divulgar em todo canto CCMA, listas de email, poste na rua…. valeus pela força!!!!

Ok, estou divulgando a carta aberta porque como fiz a besteira de comentar sobre a prisão dos caras nada mais justo divulgar a versão deles, certo? Só que eu acho ridículo eles ficarem pedindo para essa nota ser divulgada por todos os meios possíveis depois de terem se negado a falar com a imprensa porque não falam com a imprensa burguesa. Será que o sectarismo dessa gente não vê que o grande lance é ocupar espaços mediáticos? Perderam uma ótima oportunidade de divulgar o projeto deles, isso sim.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário