O que realmente importa

Há certas coisas que volta e meia devem ser lembradas, e, entre essas, está um fato: não importa o que eu tenho ou conheço mas sim quem eu sou. É realmente importante lembrar disso, visto que muitas vezes as pessoas se baseiam no que as pessoas tem ou conhecem para dizer quem é a pessoa, e isso é errado.

Ter algo não diz respeito a quem a pessoa é. Ela pode até se iludir pensando que por ter uma casa, ou um carro, ou uma jóia, ou um iPod, ou qualquer outra coisa, ela é diferente da pessoa que era antes. Não, ela continua sendo a mesma, sem tirar nem por. Ter algo pode ser fruto da dedicação ou da sorte, e diz mais respeito a esses dois fatores do que a definição de nossa personalidade.

Já conhecer é questão de interesse e dedicação, e mostra que a pessoa que procura se informar é no mínimo curiosa. Mas, ao contrário do que se pensa, conhecimento não diz respeito à sabedoria. Sim, há pessoas que diante de determinada informação acordam para determinados fatos e com isso crescem, mas na grande parte das vezes o que se vê é gente de grande conhecimento agirem de forma realmente estúpida. Eu pessoalmente cansei de ver doutores viajados, que dominam quinhentas línguas, agirem de forma arrogante. Conhecimento não é sabedoria. Sabedoria é reflexão e empatia.

E ser, o que é? O que nos define como pessoas? Ainda não sei direito, mas a cada dia que passa fica mais claro para mim que a resposta não está no que eu tenho nem no que eu conheço, mas sim na forma como eu ajo em todos os momentos.