Devagarinho o gigante se mexe…

Concorrência. Essa é a palavra chave do capitalismo. Sem concorrência para fazer com que as empresas se mexam o que temos? Na maior parte das vezes produtos que tem uma evolução extremamente lenta. Ok, pode ser que o fabricante seja um neófito, que está fabricando algo meio que para se divertir, e vá melhorando seu produto mais e mais, sem precisar de concorrentes. Tipos assim existem, mas são raros, extremamente raros. Na maior parte das vezes as empresas se mexem e melhoram o seu produto para não perderem mercado para outra empresa.

Isso explica porque a última versão do Internet Explorer foi lançada em outubro de 2001. Com a Microsoft vencendo a guerra dos browsers contra a Netscape melhorar o IE passou a ser secundário para a empresa. Ok, ja havia o Opera, mas o Opera nunca foi um browser que caiu no gosto do público, talvez pelo fato de não ser totalmente gratuíto (a versão gratuíta tem um banner), de forma que ele na famosa guerra era raramente citado. E assim ficou o IE, até que apareceu o Mozilla.

Vale lembrar: o Mozilla Firefox é a versão open-source do Netscape. Só que ele não é tão somente o Netscape com o antigo código, mas sim um projeto que reescreveu todo o código do antigo browser. E, nessa reescrita, além de otimizações diversas foram adotados vários recursos que já haviam no Opera, como tab browsing, bloqueador de pop-ups, entre outras coisas, além de implementar suporte a CSS Level 2, canal alpha em imagens PNG, MathML, e por aí vai. Assim, o que temos? Temos um browser que antigamente gozava de popularidade com um monte de features que o browser mais utilizado não tem, ou se tem é cheio de falhas. Nem entro no mérito da segurança do IE, que sofre devido à sua fortíssima integração com o sistema operacional.

Assim, o que vemos hoje em dia? Vemos a Microsoft finalmente se mexendo. Por exemplo no Service Pack 2 do Windows XP veio um bloqueador de pop-up e, para a alegria do Marcos, foi lançado essa semana o recurso de tabs para o IE via MSN Search. Ok, ficam faltando várias coisas como aquelas que foram citadas como já tem no Firefox, mas que eles estão se mexendo estão. Não que estivessem totalmente parados, mas se não fosse o crescimento do Firefox tais recursos a mais provavelmente só veriam a luz do dia com o lançamento do Windows Longhorn. Ou seja: veríamos isso só lá em 2006…

Concorrência é ou não é uma beleza? Para o consumidor sim, com certeza.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário