Botando os pingos nos Is

Quem gosta de ler blogs nacionais deve ter percebido que há uma série de blogs chamando a atenção para o fato de que os blogs brasileiros “não conversam”. Isso é: não ficam referenciando um ao outro, não ficam fazendo uso de trackback, não ficam deixando comentários aprofundando um assunto abordado. Eu estava acompanhando essa discussão meio de longe, mas o Caparica me chamou a atenção para o comentário que o Cris deixou lá no meio da chuva de comentários que o post dele sobre o assunto gerou, e só posso dizer que nesse auê que se criou nesse mês de abril ele parece ser o único cara com bom senso.

Sim, porque o que eu tenho visto nessa reclamação em cima do fato de que os blogs não conversam não é nada mais nada menos coisas que já se discutiam lá em 2001, 2002. Projeto Metáfora e as belíssimas viagens promovidas pelo Daniel de Pádua (não estou sendo irônico aqui: acho o DePadua GÊNIO) são as primeiras coisas que me vêem na cabeça. Daí recomeçam a discutir a coisa e já tem neguinho fazendo patrulhamento para blog ter trackback, para ficar um linkando ao outro, para… Ah, por favor! Será que é tão difícil assim entender que o diálogo que eles estão querendo nos blogs está se travando em outros lugares, como (por exemplo) nas comunidades do Orkut? Brasileiro não gosta de ficar indo de um prédio para outro para encontrar pessoas. Gosta de um lugar único, de um espaço onde possa encontrar todos seus amigos. Para que ficar complicando a vida das pessoas com conceitos como feeds? Para que ficar cobrando que uma pessoa mexa no template do seu blog para ficar apontando para outros blogs? Para que ficar cobrando uso de tags se maior parte dos sistemas brasileiros de postagem não permitem tags? E pior, para que ficar cobrando para que pessoas deixem comentários? Comentários são interessantes sim, mas ficar pedindo comentários é pedir para que se prolifere os me too’s da vida. Deixe as pessoas falarem quando elas quiserem, não fiquem cobrando participação delas.

Bem, enfim, eu não ia falar NADA sobre o assunto aqui no blog, mas depois que eu vi esse artigo sobre a cobertura descentralizada no FISL lá na LinuxBR quero ver se continuam com essa história que os blogs brasileiros não conversam. Conversam sim, só que tem gente que tá olhando pro lado errado e não percebe isso. Aliás, já que falamos no LinuxBR, é triste ver o preconceito que há sobre o Orkut… Ok, 99% das pessoas podem usar o site só para ficar fazendo alpinismo social virtual, mas mesmo assim o uso que se faz das comunidades é louvável. O mundo não vive só de tags no Technorati e de mailing lists

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário