25 anos do computador pessoal?

Pois é, como imprimi o boleto e coloquei ele de lado, esqueci de pagar o Registro.BR e o domínio pilger.com.br ficou inacessível durante uns dias, de forma que posso dizer que perdi o tempo para uma coisa que rolou essa semana, que é a comemoração dos 25 anos do IBM PC.

O que me chamou a atenção é que simplesmente alguns sites de notícias como a BBC Brasil, o Valor Econômico e o Êltimo Segundo simplesmente pegaram o PC (de “personal computer”) e esqueceram o IBM na frente da sigla, não dizendo uma coisinha muito importante: que o primeiro computador pessoal a merecer o nome não foi o IBM PC, mas sim o Micral, de 1972. E o primeiro grande sucesso de vendas na área de computadores pessoais foi o Apple II, de 1977.


Isso reduz a importância do IBM PC? Não, não reduz. Foi graças ao fato da tecnologia ser aberta (o que permitiu o aparecimento de clones) e ter uma marca forte por trás que acabamos tendo uma plataforma padrão para computadores domésticos. Antes do IBM PC havia um catatau de computadores pessoais diferentes, todos eles incompatíveis. Nesse ponto a vitória do IBM PC sobre os outros computadores foi uma coisa boa.

Porém, vamos voltar ao que foi divulgado… Bem, não é de hoje que os meios de comunicação meio que distorcem a história. Um exemplo? Ano passado vários jornais falaram sobre os 10 anos da Internet brasileira. Simplesmente alguém inventou que a data marco para a Internet no país foi o 1.º de maio de 1995, quando a Embratel lançou um projeto-piloto para oferecer acesso em algumas grandes cidades do país. Simplesmente foram jogados na lata de lixo da história todo o trabalho pioneiro que vinha se fazendo nas universidades desde 1986 e que em 1992 culminou na criação da Rede Rio, em 1992. Ou seja, nem argumentar que era uma rede restrita à comunidade acadêmica se pode, já que a população tinha acesso à rede através da AlterNex. Outro exemplo: o primeiro jornal brasileiro na Internet foi o Jornal do Commercio de Recife, que em 1994 utilizava o protocolo gopher para distribuir informações. Contudo, quando se fala em primeiro jornal brasileiro na internet se fala geralmente no JB, que colocou no ar seu site em maio de 1995. Só que ele foi o primeiro jornal brasileiro na Web…

Porque isso? Eu desconfio que que é por que os veículos de comunicação precisam de uma marca forte por trás de alguma idéia para dar credibilidade para ela. Vamos lembrar da época quando o Orkut apareceu. Nessa época já haviam outras redes sociais como o Friendster mas nenhuma com uma marca forte como o Google, o que fez com que ela se tornasse A rede social no país, tanto que tem muito jornal que trata o Orkut como sendo a primeira rede social… Bem, de qualquer maneira eu tenho pena da pessoa que se dedicar a escrever a história da Internet brasileira. Ela vai ter que garimpar muito para descobrir os verdadeiros pioneiros, para filtrar ruídos baseados em marcas, para distinguir o que é fato e o que é propaganda.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário