Não é só comunista que come criancinha

Sistemas automáticos são bons mas tem seus problemas… Um bom exemplo é o Google News, que pega notícias e sozinho cria um portal de novidades, tudo sem intervenção humana. É simplesmente incrível como ele consegue destacar notícias relevantes muitas vezes tendo apenas um link sobre o assunto. Contudo nem tudo é perfeito. Por exemplo, até pouco tempo atrás era comum ver como manchete da notícia um “Diário do Grande ABC” e mais nada. Outro problema é que muitas vezes o sistema pega uma imagem na página e deixa ela como referência, fazendo com que como ilustração da matéria apareça uma propaganda.

Contudo acho que nenhum desses problemas ganha o que acabei de ver no Bloglines. Vendo o RSS da página de últimas notícias sobre informática vejo uma chamada sobre o fato de que o STJ determinou que enviar material pedófilo é crime. Bem, vamos recapitular: o Google News é um sistema que procura por notícias que são próximas entre si, que analisa se um grupo de notícias tem certas palavras-chave e daí então faz um agrupamento de tais notícias. Mas o que acontece quando uma das palavras-chave dentro desse grupo de palavras é genérico demais, uma palavra-chave como… STJ? Bem, acontece isso:


Be, se por associação a Wired disse que a Cicarelli vende serviços sexuais podemos então inferir que o Google News está dizendo que o Maluf é pedófilo? 😯

Pois é, pois é… De qualquer maneira, se você acessar hoje o Google News (repare na data do post no bloglines: é de 6 dias atrás, tendo uma atualização a 2 dias) você não vai achar tal associação. Aliás, a notícia que era um destaque da parte de tecnologia simplesmente entrou num limbo. Ou o sistema automático se tocou que fez uma mancada ou uma mão muito humana andou corrigindo algumas coisas por lá…

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário