O espaço é um espetáculo!

Quando eu era estudante universitário, isso lá em 1994, eu costumava ficar na Sala Pública da universidade acessando a Internet. O detalhe é que eram apenas 3 computadores conectados à rede, à incrível velocidade de 14 kbps. Não tenho bem certeza se era essa velocidade mesmo ou se era um pouco mais rápido, mas o caso é que qualquer arquivo que você baixasse levava um tempão desgraçado para chegar.

E uma das peculiaridades da época é que a universidade tinha recém instalado seu gerador de força. Isso quer dizer que todos os dias, pontualmente às 18 horas, a energia do campus era desligada e o gerador era ligado. Agora some isso com o fato de que um arquivo levava um tempão enorme de download e… Bem, um caso em especial que eu me lembro foi a de um estudante que estava baixando arquivos da NASA. Ele entrou no servidor de FTP e escolheu uma imagem qualquer, pensando que iria ver a foto de alguma estrela, ou de um planeta, ou de uma nebulosa. Isso foi no meio da tarde, lá pelas 16 horas. O arquivo tinha uns 200, 300 kb. Os outros dois computadores estavam acessando igualmente a rede, o que quer dizer que a linha estava sendo compartilhada. Nessa linha passava ainda todos os emails da faculdade, inclusive desse que vos tecla, já que naquelas alturas do campeonato eu já tinha aprendido a fazer FTP via Gopher via Email. Ou seja: uma linha extremamente congestionada. E o arquivo era, para os padrões da época, grande.

Bem, o fato é que à medida que o relógio se aproximava das 18 horas mais nervoso ficava o cara que pediu o download. Ele acompanhava cada byte que chegava com muita preocupação, já que a hora estava se aproximando. E nada do arquivo chegar… Lá pelas 17h30 já estava em 94%, e nada do arquivo chegar… 17h40: 96%… O cara começa a pedir pra todo mundo parar com os seus downloads, senão não ia chegar o arquivo dele a tempo. 17h50: 98%… Nessa altura todo mundo já estava desligando o computador, para não dar problemas na hora em que voltasse a luz. 17h55: 99%… 17h59m59s: 99,99% e PUUFFFF! Cai a luz, se vai a rede, vai-se a transferência!

Ficamos esperando a rede voltar, e o cara com um ar desesperado de “perdi duas horas a tôa ou não?”. E eis que voltou a rede. E eis que ele vê que o tamanho do arquivo e vê que ele não está zerado. Sim, o download foi concluído! A imagem está lá! Ele abre então o programa de visualização de imagens, vai no arquivo e… eis uma bela imagem de uma mulher passando bombril em um satélite!

Bem, quando li no blog do Pedro Dória que a Endeavour está ligada a câmeras que transmitem imagens direto da órbita terrestre na mesma hora imaginei cenas da paisagem terrestre passando diante dos meus olhos, um Google Earth ao vivo, em tempo real. Bem, acesso o site e o que eu vejo? Um astronauta na lavanderia da estação limpando o seu uniforme:


Não tinha como não lembrar dessa história, não? 😀

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário