Brincando com o ZF

Não é de hoje que tenho olhado o Zend Framework, e só não tenho feito um uso mais intensivo dele por que onde eu trabalho o desenvolvimento em PHP é feito em cima do Joomla e do WordPress, de forma que fazer uso do framework, pelo menos por hora, não é o meu foco. Pelo menos onde eu trabalho, vale lembrar…

De qualquer maneira estou brincando com ele, fazendo algumas coisinhas, e pretendo ir publicando o que estou fazendo. A base dos meus testes é o aplicativo de álbuns de disco do tutorial do Rob Allen, de forma que vou publicar aqui trechos que tenham a ver com as funcionalidades que eu vou testando.

Ah sim, a questão clássica: por que o Zend Framework, e não o CakePHP ou o Prado ou qualquer outro framework que usa o modelo MVC? Bem, primeiramente por um motivo simples, que é o fato de que este é um framework desenvolvido pela mesma empresa que desenvolve o PHP em si. Segundo: a participação de empresas como IBM e Nokia no desenvolvimento do framework é algo que deve ser levado em consideração. Terceiro: enquanto boa parte dos frameworks estão preocupados em rodar no PHP 4 e no 5 o ZF tem uma visão voltada pro futuro, onde já se definiu que ele só vai rodar no PHP 5 em diante. E quarto a licensa usada pelo ZF é o BSD, e não a GPL. Pode parecer bobagem, mas nunca se sabe quando você vai precisar fornecer um código fechado…

Bem, então é isso.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário