ZF: Criando um ambiente de testes

Antes de mexer no Zend Framework convém criar um ambiente de testes. Para isso a gente precisa de um servidor Apache com o PHP 5. Como o meu ambiente de desenvolvimento é o Windows eu recomendo o uso do Portable XAMPP Lite, que permite que inclusive seja instalado num pendrive. Para simplificar o processo vamos partir do princípio que tudo está sendo feito a partir da raiz do drive C.

Bem, baixado o XAMPP Lite é necessário baixar o Zend Framework e, uma vez descompatado, copiar o diretório library para dentro do diretório c:\xamplite\php. Aí é necessário abrir o arquivo c:\xampplite\apache\bin\php.ini e alterar o valor da variável include_path para

include_path = “.;\xampplite\php\pear\;\xampplite\php\library\”

(

Aliás, já que estamos no php.ini, vamos aproveitar e ativar a extensão PDO do SQLite. Para isso basta tirar o ponto e vírgula que tem na frente da linha:

extension=php_pdo_sqlite.dll

)

Vaos agora ativar o URL Rewriting.
Assim vamos abrir o arquivo c:\xampplite\apache\conf\httpd.conf e retirar o # que tem na frente da linha:

LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so

Feito isso vamos botar o aplicativo de álbum de discos do tutorial do Rob Allen para trabalhar para ver se está tudo ok. Assim, após fazer o download do código fonte de exemplo nós descompactamos o conteúdo do diretório zf_tutorial-150 do arquivo zf_tutorial-150.zip para dentro do diretório c:\xampplite\apache\htdocs\zf_tutorial . Configuramos então o tutorial para acessar a base de dados do MySQL da máquina, abrindo o arquivo c:\xampplite\htdocs\zf_tutorial\application\config.ini e colocando o seguinte conteúdo:

[general]
db.adapter = PDO_MYSQL
db.params.host = localhost
db.params.username = root
db.params.password =
db.params.dbname = zftest

Pronto, agora pode executar o arquivo c:\xampplite\xampp_start.exe (se você quiser que o Apache e o MySQL rodem sempre que o Windows for inicializado execute o c:\xampplite\xampp-control.exe e defina os dois como serviços) e acessar o endereço http://localhost/phpmyadmin/. Vá em Create new database e entre com zftest. Vá então na opção Import e em Location of the text file entre com c:\xampplite\htdocs\zf_tutorial\application\dbschema.sql, clicando então em Go. Com isso a base de dados do tutorial está carregada.

Agora é acessar http://localhost/zf_tutorial/public/ e voilà, você está com um aplicativo usando o Zend Framework instalado na sua máquina para você brincar!

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário