Parente é serpente

Pois é, uma semana sem blogar, mas enfim, é que eu estava meio que me segurando pois não estava a fim de comentar uma coisa que aconteceu sábado passado… Tem a ver com parentes, primos, casamento e o fato de não ser convidado, de se descobrir uma pessoa não muito bem vista por parte da família. Não apenas eu, mas a minha mãe e minha irmã também. E pensar que já ajudamos esse parente várias e várias vezes. Chato isso, muito chato mesmo.

Quase pronto para votar

Pois é, amanhã é dia de eleições e estou quase pronto para votar. Candidato para presidente já tenho: Lula. Eu estava primeiro pensando se ia de Ciro Gomes ou não mas, depois de ver o cara beijar a mão do ACM e mostrar assim sua verdadeira face conservadora, vou de Lula mesmo, sempre pensando nos caras que vão para os ministérios e que vão mandar de fato.

Para governador vou votar no Tarso (PT – 13), senadores vou de Paim (PT – 131) e Bogo (PSDB – 456) e deputado estadual vou de Bohn Gass (PT – 13120). Só não sei ainda em quem votar prá deputado federal… Se não tiver candidato voto na legenda do PV, um partido que eu acho com idéias e pessoas interessantes (a Carmela vai ler isso e lembrar daquela conversa que tivemos eu, ela e o Gustavo indo prá Porto Alegre) e que na minha opinião deve ganhar mais espaço. Se alguém tiver uma dica para deputado federal, uma pessoa que seja interessante e com boas idéias tem ainda algumas horas para me mandar sua sugestão…

Aliás é uma sensação muito estranha votar em vários partidos… Depois de anos filiado no PT, sempre seguindo a linha da fidelidade partidária, procurar candidatos espalhados em vários partidos é uma experiência à qual não estou acostumado. Antes eu colocava todas as pessoas de um partido no mesmo saco, e agia de forma genérica. Imagine se a uns tempos atrás eu iria votar no Bogo, que foi vice do Brito? Mas nem a pau! O que me fez mudar? A decepção com alguns quadros do PT, onde ganhar a eleição se tornou mais importante que manter a linha ideológica. E saindo do PT pude olhar pros lado e ver que pessoas como o Bogo, por exemplo, podem muito bem estarem vinculados com um partido como o PSDB, que destruiu o país, e ao mesmo tempo fazer um bom trabalho com cooperativas, organizações com uma estrutura que eu respeito. Meu voto pode não pesar em nada, já que ele não tem muitas chances de ir pro Senado, mas fico com a consciência limpa de não ter ajudado um populista feito o Zambiasi (um cara que se fez em cima de um programa de rádio onde os outros entravam com as doações e ele levava a fama) a chegar lá.

Liga prá mim! Não, não liga prá ele…

Li no blog do Rippieraitec o seguinte post dele:

QUEM GANHA E QUEM PAGA?

O governo pretende subsidiar serviço telefônico para familias de baixa renda (Veja a notícia aqui). Com isso os excluidos da telefonia (hehehe) poderão fofocar o dia inteiro, na falta do que fazer (eles estão desempregados mesmo…) sem pagar nada para tal prazer.

E quem será o grande beneficiado? Acertou se respondeu as telefônicas

E quem pagará o pato? Acertou quem respondeu o contribuinte, mais uma vez…

Como ele ainda não tem cometários, reproduzo o que enviei para ele por email pois acho interessante fazer uma correçãozinha:

Oi Ripirraitec 🙂

Bem, vou meio que contestar o que você colocou lá no teu post por causa do que está publicado nesse trecho da notícia:

No caso das famílias de baixa renda, o Fust
pagará metade da assinatura básica do telefone
fixo. A outra metade e o valor das ligações
efetuadas serão pagas pela família.

Certo? Como você pode ver o que será custeado pelo governo será a \”assinatura básica do telefone\”. Na verdade isso é um eufenismo para
\”instalação de linhas telefônicas\”. Veja que o foco de atuação são as comunidades carentes e as rurais, justo as comunidades que são deixadas de
lado pelas empresas telefônicas, já que são ações onerosas e que dão pouco lucro. Para que colocar uma linha telefônica via cabo cuja ligação custa R$ 0,09 o pulso se eu posso cobrar R$ 0,90 por minuto colocando uma antena de
telefone celular em tal lugar? É o que estava acontecendo e o que explica, em parte, porque tanta gente de baixa renda comprou celular pré-pago em 36 prestações. Assim sendo é justo tal financiamento.

Agora o que não é justo é o seguinte: quando da privatização da telefonia no país foram definidas uma série de regras, onde havia, inclusive, que as empresas que entrassem no ramo teriam que investir para levar linhas telefônicas justamente para essas comunidades carentes. Mas o tempo passa, o tempo voa, morre o ministro das comunicações que estava coordenando tudo isso com uma doença misteriosa e pufff… foram-se os investimentos para
prover telefonia para essas comunidades. Seria o caso de chegar nas empresas telefônicas e dizer para elas fazerem o seu papel no combinado? Sim, mas sabe como é… As empresas telefônicas no Brasil estão em crise, coitadinhas, não dando lucro, de forma que elas não podem fazer seu papel social. Tadinhas delas, né? Assim o governo federal, tão bonzinho, que repassou as companhias telefônicas com o caixa praticamente sem dívidas, já que saneou a contabilidade dessas empresas para que elas fossem bons
negócios com o dinheiro dos nossos impostos, vai dar uma forçinha. Isso sim é extremamente injusto.

Mas, enfim, eu tenho esperança que pelo menos a população das vilas e do campo tenham am sua linha telefônica. Fornecendo tecnologia para as pessoas elas tem chance de melhorarem a sua vida, de abrir seu próprio negócio, de
se virarem melhor. Se esse dinheiro não for desviado e for realmente investido na instalação de tal infaestrutura telefônica eu já fico feliz.

E espero que o cara coloque logo o sistema de comentários dele lá… Pô, o cara pelo jeito resolveu fazer um sistema para blogar do zero! Porque não usou um b2? Bem, sempre há uma certa dose de masoquismo nas pessoas 😉

Birra

Não, não adianta crianças… Quanto mais emails vocês me mandarem dizendo que o Brasil está à beira do abismo, que o Lula é um analfabeto sem experiência administrativa, que ele não está preparado para ocupar o cargo, mais vontade tenho de votar nele. Vocês podem até estar certos, mas ficar enchendo a minha paciência e a minha caixa-postal só faz com que eu fique surdo ao choro de vocês.

Onde estou politicamente?

Há um teste muito interessante na Internet que é o Political Compass. Respondendo uma série de perguntas se vê se você pende mais para o anarquismo ou para o fascismo, mais para o comunismo ou mais para o neo-liberalismo. Você pode ter uma idéia de como a coisa funciona olhando esse gráfico:

Pois bem, obviamente fiz o teste, e o resultado foi bem próximo do que eu imaginava que eu seria. Detalhe: eu vi o gráfico acima depois de fazer o teste, junto com o resultado, não antes. Assim ninguém pode dizer que eu forcei para ficar tão próximo da posição política do Gandhi 🙂

Só checando . . .



Só tô dando uma olhadinha na sua mesa…

Puxa vida, você não faz nada mesmo, hein ?!?!

O autor? Nem imagino, recebi por email, mas é legal 🙂 Agora com licença que vou voltar pro trabalho, que ao contrário de você tenho bastante coisa prá fazer 😉

Agendando

O Leonardo acabou de me ligar e pediu para atualizar a agenda lá no site da Blanched. Assim sendo, quem estiver em São Leopoldo dia 8 é bom ficar antenado e não perder a oportunidade de ir assistir a banda no 356. Vale realmente a pena.

Aprendizado

Pois é, logo logo vai sair uma edição nova dO Apanhador e novamente estarei contribuindo. O detalhe é que pela primeira vez vou escrever um artigo sobre uma banda local (a ótima Viana Moog), sem usar qualquer base de artigos anteriores, mas sim conversas com integrantes da banda, principalmente com o Cidade, vocalista e legítimo band-leader. E sinceramente é muito estranho isso, diferente. O trabalho de entrevistar, perguntar, coletar informações, perguntar por datas, é algo novo para mim. Sempre fui um cara de pegar informações textuais e ir colando num mega texto e depois ir ordenando o que estava lá, ir cortando, editando, decifrando o mosaico que tinha montado até que saisse algo que me agradasse. E dessa vez não tenho o suporte desse texto anterior, tenho, isso sim, a informação crua. Sim, estou com medo do texto que vai sair, e espero dar conta do recado…

E falando em Viana cabe registrar o show de ontem no BR3, onde foi lançando o CD Boemia adolescente após os 30. Vou deixar os comentários sobre o show a cargo dos meus colegas de zine no blog, mas adianto que estava bom, muito bom, assim como foi muito bom encontrar um monte de gente legal ali no bar, como a gurizada da Lagarto a Vapor e o pessoal da Deus e o Diabo. Aliás, aos poucos vou me lembrando de detalhes antigos da Thiane, vocalista da Deus e que morava em São Leopoldo na mesma época que eu vim morar aqui. Uma coisa que eu lembro é que ela cruzava por mim e sempre me cumprimentava com um sorriso, só não consigo me lembrar onde e quando ela fazia isso, se era na Unisinos ou nas ruas de São Leopoldo. Mas o detalhe é que ela me cumprimentava mesmo sem nunca ter falado comigo e eu ficava enternecido com isso. Vale lembrar que eu estava chegando na cidade, não conhecia ninguém e que eu ficava sempre lá no Mac Bar lendo um livro que outro, esperando o tempo passar, e tentando fazer algum contato com os boêmios que estudavam na Unisinos e que por lá passavam. Assim, um cumprimento de uma pessoa que você só conhecia de vista era algo muito agradável. Um pequeno gesto de educação e humanidade no meio de uma cidade fria.