Foi-se

Eu tinha 2 copos de cerveja. Menos mal que não tenho ninguém para dividir a minha Caracu. Mas mesmo assim passar no supermercado e comprar mais um copo: nunca se sabe quando podem aparecer visitas.

Leminski

Só para constar, peguei hoje na biblioteca Agora que são elas, do Paulo Leminski. Bom, muito bom. Estava precisando ler um livro meio maluco, e esse é:

E lá vou eu, atraído pela lei da gravidade, até o óbvio, a matéria, a verdade, quem sabe. Ela irresistível como uma página de papel em branco. Quam sabe a sabedoria, quem sabe, alguma outra coisa.

– Norma!, chegou alguém gritando como se.

Então, eu soube. Ela se chamava Norma.

De normas, vocês sabem, o inferno está cheio.

Trilha sonora recomendada: Ópera dos Três Vinténs, de Bertolt Brecht e Kurt Weil. Só o instrumental. Encaixa perfeitamente bem.

Chuva?

Caiu uma chuva hoje de tarde em São Leopoldo. Quem olhava pensava: tomara que as janelas de casa estejam fechadas… Pensava mas mesmo assim relevava, afinal parecia que o calor ia passar, a noite ia ser fresca, o tempo agradável. Ledo engano. O frescor durou um tempo, mas aos poucos o calor está voltado. Grandes chances de amanhã ser um dia quente, úmido, abafado.

Eu sinceramente não consigo entender como tem gente que gosta de verão. Calor, suor, falta de vontade de viver. Você fica totalmente sem roupa em casa e mesmo assim se sente uma cachoeira. Se bota ar-condicionado, periga ter choque térmico. É uma solução pior que a outra. Inverno não. Está com frio? Bota mais roupa e pronto. De noite, na cama, mais uma coberta. E assim vai. Bem melhor. O ar entra melhor pelo pulmão, dá vontade de sair prá caminhar, os dias não são tão claros e não ofuscam a vista. Inverno sim é que é a estação. O resto é essa coisa nojenta que faz a nossa pele ficar parecendo uma esponja 😛

Consumação mínima é ilegal

Essa eu acabei de ver essa no INTERney: (In)formação & (In)utilidade e me dou a liberdade de copiar:

Você Sabia ?
Cobrança de consumação mínima é ilegal

Nos casos em que o comerciante impedir a entrada daquele que se nega a pagar a consumação mínima, o advogado Sérgio Tannuri é contundente ao afirmar que \”a saída é chamar imediatamente a polícia e pedir a prisão em flagrante do dono ou gerente da casa noturna, pois essa prática abusiva é crime previsto no artigo 66 do Código de Defesa do Consumidor, com pena de detenção de três meses a um ano ao infrator e multa.\”

Outra prática considerada abusiva pelo Procon é a cobrança, muitas vezes exagerada, pela perda do cartão de consumação. \”A responsabilidade pelo controle de consumo é do estabelecimento comercial, que não pode transferi-la ao cliente\”, diz Coscarelli. Portanto, conclui, \”o consumidor não pode ser obrigado a pagar o montante exigido pela casa nos casos de perda do cartão.\”

Acho que vou imprimir essa lei e sair por alguns bares por aí :)) Mas falando sério, acho consumação um abuso. Inclusive quase não saio à noite pelo singelo motivo que se eu tomar 15 reais de bebida alcóolica eu vou parar num hospital pedindo uma injeção de glicose 😛 E como não sou esponja para consumir tudo isso em água, invariavelmente entrar num bar desses é jogar dinheiro fora…

Sigilo bancário

Deu na coluna do Ancelmo Góis de hoje:

Ver para crer
O novo slogan do deputado Rafael Greca é “Quem não deve, não teme”. Ele sugeriu a Roseana Sarney (e sua família) que quebrem seus sigilos bancários voluntariamente.

Eu já sou da opinião que qualquer pessoa que concorre a um cargo público não deveria ter direito ao sigilo bancário, assim como dos parentes diretos e cônjuges. Não quer ter sua vida financeira conhecida? Simples: não concorre e pronto. Tal \”abertura\” se estenderia também aos que foram eleitos e aos que estivessem exercendo cargos de confiança.

Nomes perfeitos

Estava pensando em nomes de álbuns. Qual seria o melhor nome que já foi dado para um disco? Cheguei à conclusão que: no Brasil foi PretoBrás – Porque não pensei nisso antes?, do Itamar Assumpção; no mundo foi Songs to Learn and Sing, do Echo & The Bunnymen. Alguma outra sugestão?

Urbano

Você mora numa cidade onde não tem feira de artesanato com peruanos expondo, assim como barro limpo por perto para fazer você mesmo uma ocarina? Não tem problema: faça uma de papel.

Update: pois é, parece que a pessoa que fez a página resolveu tirar ela do ar…