Está no ar o endereço blogtche.org, com os links devidamente atualizados. A interface ainda é a antiga, mas isso vai mudar logo logo 😉 Não essa semana, mas semana que vem sim 🙂
Author Archives: Charles Pilger
Data irritante
Eu me surpreendo com o fato de que tem gente inteligente que não pára para pensar… Tenho recebido bastante emails, e visto numa série grande de blogs, comentários sobre o fato de que às 20:02 do dia 20/02/2002 teremos um evento único, que se repetirá só às 21:12 do dia 21/12/2112, e depois nunca mais (porque acabariam todas as opções com 4 dígitos para o ano), que é uma simetria perfeita entre horas e a data. Bem, duas coisas:
- pode ser que venha a ocorrer um 10:00 de 10/10/10001. Ou seja: 4 dígitos não são limitação;
- o calendário cristão não é o único. Só para ter um exemplo, pelo calendário islâmico ainda estamos no século XIV
Assim, a possibilidade de ocorrer outra capicua (que é o termo matemático para um palíndromo numérico) não é impossível.
Sinapses e Devaneios
Lembro ter lido certa vez um post que dizia que as pessoas realmente interessantes não estão na Internet. Achei um pouco de exagero, mas de fato faltam pessoas que realmente pensam de forma diferente na rede. Assim, quando encontro uma pessoa dessas geralmente fico fazendo propaganda dos blogs, até para ver se elas começam a fazer o seu. Até hoje consegui convencer uma pessoa, o Douglas Dickel. Mas não posso dizer que é mérito meu já que ele é casado com a Madi, uma prima do Zamorim (que bloga desde março de 2000)… De qualquer maneira, vale a pena a leitura do blog dele 🙂 Aliás, dos blogs dos três!
Cada nome…
Estava dando uma olhada na relação de relação de municípios gaúchos e encontrei ali alguns nomes no mínimo interessantes. Aí vão alguns:
Água Santa
Alecrim
Anta Gorda
Boa Vista do Cadeado
Boqueirão do Leão
Cacique Doble
Casca
Caseiros
Chuvisca
Ciriaco
Derrubadas
Entre-Ijuis
Muitos Capões
Palmitinho
São João da Urtiga
Segredo
Sério
Unistalda
Viadutos
E isso que não falei dos \”clássicos\”, como Não-me-toque, Anta Gorda, São José dos Ausentes, etc, etc, etc…
Mas o que realmente me surpreende é como um município chega a ter nomes estranhos desses… Não-me-toque é sabido: deve-se à grande quantidade des plantas do mesmo nome que tem na região. Mas como se justifica um nome como Segredo? Ou Unistalda, que mais parece nome de time de futebol?
Outra pergunta: Feliz e Alegre ficam próximos? E o pessoal de Alto Alegre e Alto Feliz? Será que foram cometidos de alguma espécie de euforia?
Ford começa a perder encanto na Bahia
Saiu hoje na coluna Panorama Econômico, da Denise Nunes (página 11), o seguinte:
Ford começa a perder encanto na Bahia
Polêmica eterna no Estado, a Ford começa a gerar controvérsia também na Bahia. Segundo o professor Iberê Luis Nodari, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, há um clima de desencanto com a montadora, revelado por ele em um artigo, cuja cópia vem se multiplicando via Internet. Notari se diz surpreso com a repercussão. \”Recebi cerca de 150 emails nos últimos dias, de RS, Paraná, Minas Gerais, Argentina e até mesmo dos EUA, dos quais apenas dois ou três tentam apresentar alguma contestação ao que escrevi\”, diz ele. O que Nodari faz em seu artigo é um relato com base em dados da imprensa, anais do Legislativo baiano e informações que lhe chegam à universidade, mostrando a frustração do projeto Ford, três anos após a euforia da conquista. Em uma comparação entre os benefícios obtidos pela montadora e a contrapartida oferecida, ele conclui: \”À medida que vamos conhecendo melhor o empreendimento e as relações da montadora com a comunidade, percebemos, até com surpresa, a postura absolutamente avarenta, senhorial e assimétrica\”.
Fora de moda
Para Iberê Nodari, está mais do que claro que a guerra fiscal travada no país em torno das montadoras \”foi uma jogada perdida\”. Segundo ele, Ceará, Pernambuco e a própria Bahia, que queria outros projetos, desistiram dessa política. \”Acho que a moda passou\”, afirma. Para sorte dos cofres públicos.
Opção soberana
\”Há 36 anos, a Coréia era um Paraguai em relação ao Brasil\”, diz Nodari, citando o desenvolvimento do país hoje. \”Tem Ford na Coréia? Mas tem fábrica coreana nos EUA\”, ressalta, comparando o modelo de desenvolvimento com o brasileiro. \”É o conceito de soberania. Há quem prefira ser uma colônia rica…\”
Concordo plenamente. Pena que o artigo do professor Nodari não fala nada sobre a criação dos tais empregos indiretos e como está a economia em torno da fábrica. Pelo tom do texto deve-se imaginar que a coisa não está muito boa… Se estivesse não haveria texto.
Alguém explica?
Olha só o spam que eu recebi hoje:
From: Harry Poter
Subject: Fw: Marlboro,Winston,Camel $14.5 free delivery.
Organization: Harry PoterHi,
This site is operated in accordance with Swiss law.
price per carton including delivery
Marlboro Red $US 14.50
Camel Lights US 13.50
Marlboro 100s $US 14.50
Salem $US 13.50
Winston $US 13.50
SuperKingsUS 12.50
free Delivery
Smokesearch = cheapest prices in internet and great parnership program.Thank you
Herb
Tá, ok, e o que eu tenho a ver com o fato de que o site opera dentro das leis suíças? Além disso eu nem fumo!
Banho de vidro
E hoje de tarde tomei um banho de vidro. Foi quando eu estava no ônibus prá Taquara, lá em Sapiranga. Algum filho da mãe jogou uma pedra contra a gente e acertou com tudo num vidro, que se espatifou. Eu estava do outro lado do ônibus, e fiquei todo cheio de caquinhos de vidro, que não machucaram nada, mas que pinicavam um pouco. Pior foi para a senhora que estava do lado do vidro. Essa levou um banho de cacos. Eu fico pensando o que diabos tem na cabeça de quem faz uma brincadeira estúpida dessas? Dá vontade de pegar o cara, chamar um caminhão de gatos mortos e ir batendo no cara até os bichanos miarem.
Nem 24 horas…
… se passaram e já telefonaram para mim lá do meu trabalho. Menos mal que não era uma dúvida relativa ao que eu faço, mas sim outra coisa.
Biquínis em conflito
Eu nunca gostei muito do Biquini Cavadão. Achava uma banda fraca com um nome horrível. Mas essa história aqui fez com que o pouco que eu gostava fosse pro saco.
Isso lá é jeito de tratar um amigo?
Vício
Eu, de férias, e a primeira coisa que faço quando acordo é me conectar para ver meus emails… Tsk tsk tsk
Menos mal que acordei ao meio-dia 😉 Ê vidão! Com hoje são 20 dias de moleza, lerdeza, recarregamento de bateria, leitura sem pressa… Acho que até vou quarta-feira na chácara do meu pai pescar lá…