O monstro está criado


E eis que se instalou nesse fim de semana em São Paulo o caos. E a única coisa que consigo pensar quando vejo a confusão toda que se instalou é nessa letra do Paralamas do Sucesso:

“Selvagem”

A polícia apresenta suas armas
Escudos transparentes, cacetetes
Capacetes reluzentes
E a determinação de manter
Em seu lugar

O governo apresenta suas armas
Discurso reticente, novidade inconsistente
E a liberdade cai por terra
Aos pés de um filme de Godard

A cidade apresenta suas armas
Meninos nos sinais, mendigos pelos cantos
E o espanto está nos olhos de quem vê
O grande monstro a se criar

Os negros apresentam suas armas
As costas marcadas, as mãos calejadas
E a esperteza que só tem quem tá
Cansado de apanhar

Pois é, o monstro está criado e colocou os dentes à mostra. Grande parte dos assassinatos ocorridos foram contra agentes da lei, e mostraram esperteza, logística.

E o pior é que a gente olha o quadro e não sabe o que fazer para desatar esse nó górdio. Será que vamos ter que fazer como Alexandre e apelar para a espada? Será que vamos ter que investir em penitenciárias de segurança máxima totalmente robotizadas, para evitar a rede de corrupção que se vê nas prisões atuais? Pode-se dizer que a solução está na educação e em dar esperança para as camadas mais humildes, mas não foi pra isso que milhões de pessoas votaram no PT? Para que então falar de novo? Não é hora de começar a agir, antes que as notícias de bombas estourando em metrôs e coisas do gênero se revelem verdadeiras, não apenas boatos?

E que fique registrada a frase do ano: Eu posso entrar numa delegacia e matar um policial, mas um policial não pode entrar na cadeia e me matar, pois é obrigação do estado me proteger.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário