Procurando chifre em cavalo

Esse dias estava saindo do local onde trabalho, aqui em São Leopoldo, e recebi um panfleto de uma vereadora. Até aí nada demais, faz parte da democracia um representando do povo informar à população o que ele anda fazendo. Contudo, o que me chamou a atenção é que era o panfleto de uma vereadora de Porto Alegre, a Manuela D’Ávila (PC do B). Achei meio que um desperdício de papel ela fazer isso, afinal ela deve informar sobre os seus trabalhos as pessoas da sua cidade, não de outras… Mas enfim, o caso é que recebi o folheto e me aventurei a ler ele. Triste resolução a minha. Ok, a guria é simpática, parece bem intencionada, mas não falava nada com nada, se afundando em chavões e palavras de ordem.

Pois bem, tinha até esquecido dela quando fiquei sabendo pela Nova Corja que a vereadora soltou uma carta aberta onde ela dá explicações sobre a matéria do Teledomingo que mostra o comportamento dos vereadores durante os plenários das Câmaras de Vereadores de várias cidades. Lá estavam eles sorridentes, batendo papo, rindo, falando no telefone celular e “acessando o Orkut”:

Manuela D'Ávila conversando no MSN

Sim, como você pode ver, a vereadora Manuela não está acessando o Orkut coisíssima nenhuma, mas sim utilizando o MSN. Como no grupo RBS é proibido fazer uso dessas duas ferramentas até se entende a confusão do repórter 😉 mas o caso é que ela durante a sessão não estava prestando atenção no que seu colega estava falando na tribuna, mas sim se comunicava com outra pessoa. O assunto? Não nos interessa, é de carater privado, e aliás foi uma falta de educação do camera-man, mas o caso é que ela deveria estar prestando atenção no que seu colega falava, assim como todos os outros vereadores que estavam lá. É disso que se trata a matéria que foi ao ar.

Pois bem, agora olhe o que a cara vereadora escreveu em sua carta-aberta:

5° Como visto por todos, os poucos segundos exibidos na televisão reduziram nosso trabalho diário ao uso de computador e ao saudável hábito do chimarrão. Quem acompanha, recebe o boletim, observa os jornais sabe de nosso compromisso com a mudança da política e das profundas alterações em nosso país.

Compreendo todas as manifestações de apoio e indignação que recebi. Aquelas imagens soltas, desconexas, descontextualizadas causam esse sentimento.

6° Em minha opinião, e de meu partido, o PCdoB, está em curso uma tentativa de desestabilizar os parlamentos.

Sabe, deve ter um curso dentro dos partidos de esquerda que vêem denúncias por parte da imprensa (principalmente se essa imprensa for mais de direita, como é o caso dos veículos da RBS) como sendo uma tentativa de desestabilizar com a democracia. Oras, o que a RBS fez aí foi louvável: ela mostrou que nossos caros representantes não estão fazendo seu trabalho, estão se distraindo enquanto um colega está na tribuna discursando. Por mais chato que isso seja é o trabalho deles, eles tem que prestar atenção. E para denunciar como os vereadores estão trabalhando não é necessário ficar mostrando a mesma pessoa durante 10 minutos ininterruptos, uma pincelada que outra serve.

Cara vereadora Manuela, se você for realmente sair para deputada, é bom rever essa tua defesa aí…

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário