Você investiria nessa empresa?

Imagine a cena: em 1975 uma empresa de software foi criada por dois amigos, que desenvolveram um interpretador Basic para computadores Altair 8800. O interpretador deu certo, a empresa começou a crescer, e 3 anos depois, em 1978, a vendas ultrapassaram pela primeira vez a marca de um milhão de dólares. Assim, para comemorar, foi tirada uma foto de toda a equipe e saiu essa coisa linda aqui:


Sim, você já deve ter recebido um email perguntando se você invistiria em tal empresa, certo? Afinal de contas quem iria imaginar que esse bando de nerds que parecem ter saído de um catálogo de bizarices dos anos 70 iriam se tornar a Microsoft? Esse email é um daqueles clássicos da Internet e é dificil alguém não ter recebido ele. Mas enfim, o caso é que realmente olhando para a lata das figuras não dava para imaginar que a coisa ia crescer tanto, mas cresceu. E dando uma olhada lá no blog AlphaCity Brasil dei de cara com a foto e fiquei com a pergunta na cabeça: tirando o Bill Gates ali no canto inferior esquerdo quem são e o que aconteceu com as pessoas da foto acima?

Ok, lá vamos nós com a ajuda da Wikipedia: no topo, da esquerda para a direita, estão Steve Wood, Bob Wallace e Jim Lane. Steve Wood foi um dos primeiros do grupo acima a deixar a Microsoft, em 1980, e atualmente ele é CEO da Dategrity Corp e tem uma fortuna de 15 milhões de dólares. Bob Wallace ficou conhecido na história da informática por ter criado em 1983 (o ano que ele deixou a Microsoft para criar a QuickSoft) o conceito de shareware para o seu PC-Write e por ser um defensor do uso de drogas psicodélicas. Ele faleceu em 2002 por causa de uma pneumonia, tendo na época uma fortuna de 5 milhões de dólares. E Jim Lane deixou a Microsoft em 1985, depois de ter sido o responsável pelo casamento Microsoft+Intel, tendo hoje uma fortuna de 20 milhões de dólares.

No centro estão Bob O’Rear, Bob Greenberg, Marc McDonald e Gordon Letwin. Bob O’Rear atualmente é um rancheiro no Texas, e certamente deve levar uma vida muito desgastante, pensando onde gastar os 100 milhões de dólares que tem na conta bancária dele. Bob Greenberg saiu da Microsoft, abriu uma fábrica de bonecas que se tornou extremamente popular e hoje desenvolve softwares para cursos de golfe, ficando com uma fortuna de 20 milhões de dólares. Marc McDonald foi o primeiro empregado contratado pela Microsoft (é dele o crachá número 00001) e ficou na empresa até 1984, quando saiu e fundou a Design Intelligence, que foi comprada pela Microsoft em 2000. É autor do livro The Practical Guide to Defect Prevention. Da turma toda ele foi o que se deu pior, já que a fortuna pessoal dele é de pouco mais de um milhão… E Gordon Letwin ficou um bom tempo trabalhando na Microsoft, tendo um papel bastante importante na confecção do OS/2. Ele deixou a empresa em 1993 e hoje se dedica a doar parte da fortuna pessoal dele de 20 milhões de dólares para causas ambientais.

Bem, e embaixo estão Bill Gates, Andrea Lewis, Marla Wood e Paul Allen. Do Bill Gates acho que não preciso falar: é só o homem mais rico do mundo, com uma fortuna de 53 bilhões de dólares, e se aposentou da Microsot para se dedicar exclusivamente a causas sociais. Andrea Lewis hoje é jornalista freelancer (ela trabalhava na Microsoft como escritora técnica) e tem na sua conta bancária uns 20 milhões de dólares, o que deve fazer dela a jornalista mais rica do mundo. Marla Wood é casada com Steve Wood e saiu da empresa em 1980 metendo na empresa um processo por discriminação sexual. E Paul Allen saiu da Microsoft em 1983 para se tratar de um tipo raro de câncer, o que fez com que ele não tivesse ficado tão rico quanto o Bill Gates, ficando com uma fortuna pessoal de apenas 22 bilhões de dólares.

Pois é, como direi, é dinheiro às pampas, não? Eu fico me perguntando quanto dessa fortuna aí que cada um tem é de papéis da Microsoft e quanto foi juntado depois. De qualquer maneira é interessante ver que alguém sai de uma empresa de software para abrir uma fábrica de bonecas, não? O normal é largar tudo para ir criar galinha no interior…

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário